Trabalho sobre o Açaí e sua Árvore

Publicidade:

Planta típica da região amazônica, o açaí é um importante alimento daquela região e que, tão logo fora descoberto, espalhou-se pelo mundo afora, tornando-se um dos alimentos naturais mais valorizados da cultura brasileira. Além disso, a planta açaí, da família da euterpe oleracea, também chamado uaçaí, açaí-branco, açaizeiro, coqueiro-açaí, iuçara, juçara, palmiteiro, palmito, piná e tucaniei, é um dos tipos de palmeira encontrada aqui no Brasil.

Trata-se de uma árvore de arbusto perene que dá frutas pequenas e roxas, com uma aparência muito semelhante as das uvas. Contudo o que mais a difere é a semente dela que é grande e ocupa grande parte da fruta. É uma planta que durante muitos anos foi apenas difundida entre os diversos povos indígenas que habitavam aquela região, por essa razão há também diversas lendas seculares que fizeram desta planta ser conhecida como um alimento mais selvagem e nativo do que qualquer outro.

Entre os indígenas, o açaí também era largamente conhecido por diversas propriedades medicinais que iam da capacidade de fortalecimento imunológico, o combate de graves infecções e até mesmo na proteção e combate de certas doenças cardíacas. Muitos ainda usam o açaí no combate de disfunções eréteis. Mas o que tornou a planta e, em especial, o fruto conhecido por todos, foi o sabor inconfundível de seu fruto, o qual pode ser consumido como importante energético e até mesmo produzir vinho de alta qualidade.

Publicidade:

O fruto proveniente do açaí também é um excelente tônico natural, que foi muito incorporado na alimentação de atletas, e dietas de pessoas que precisam de reposição energética. Mas é importante consumi-lo sempre sabendo de sua procedência, uma vez se tratar de um alimento natural, para que não haja riscos de contaminação em seus subprodutos. O açaí pode ainda auxiliar em recuperação da saúde de pessoas que por alguma razão tiveram seus sistemas imunológicos debilitados.

O consumo da fruta do açaí é altamente recomendável também para pessoas que não desejam ganhar muito peso, pois já em poucas quantidades saciam bem a fome, e ao mesmo tempo, querem manter – se saudáveis, abdicando assim, de suplementos industrializados.

24. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores Frutíferas | Tags: , , , |