Saiba Mais Sobre Flores e Plantas Ornamentais

Publicidade:

O cultivo de flores no Brasil tem crescido singularmente nas últimas décadas, isto é visível desde os anos idos de 1970, quando a tecnologia aterrissou de vez nas regiões agrícolas. Com a abertura econômica e uma estabilidade maior enquanto produção e exportação, hoje o país é responsável por 80% da produção de flores que é vendida tanto para o mercado interno quanto para o externo.

Também é importante salientar que com o aumento da renda das pessoas, elas passaram a consumir muito mais o produto flor. Embora as flores sejam muito delicadas e de vida curta, elas tem sido cada vez mais encontradas em escritórios e residências, não apenas a título de ornamento ou decoração, mas também para a composição mesmo do bem estar das pessoas que ali circulam.

Isto se estende para todo o tipo de flor: as naturais, as artificiais e as mais raras, porém não menos agradáveis, as ornamentais.

Flores ornamentais são aquelas que são cultivadas única e exclusivamente por suas belezas, as quais costumam ser muito raras ou até mesmo exóticas. Embora sejam largamente apreciadas no paisagismo e na decoração, as flores ornamentais são cultivadas desde a era Minioica, ou seja, estão entre os homens desde a sua remota história.

Publicidade:

As flores ornamentais chegaram ao continente americano com a vinda dos europeus. Desde então, muitas espécies passaram a ser bromélias, orquídeas, aráceas e muitas outras foram prontamente levadas à Europa e se tornaram uma grande sensação. Sem contar que, muitas delas, passaram a ser cultivadas porque, além de terem aparência exótica, costumavam custar muito caro.

Entretanto, a grande demanda por flores ornamentais acabou provocando um outro grande problema: o tráfico de flores exóticas. Isto provocou simplesmente a extinção de algumas espécies de bromélias, por exemplo.

Embora a bromélia seja uma planta que em geral cresce em árvores, elas são arrancadas antes de suas inflorescências e levadas para fora do país, ilegalmente. O que provoca tanto um desequilíbrio natural das espécies, quanto uma falha no ecossistema que recebe a planta. Elas levam em suas folhas bactérias que não são típicas e podem provocar o surgimento de diversos insetos ou até mesmo parasitas que desequilibrarão a flora. Então, se quiser ter uma flor ornamental em casa, verifique a procedência dela.

24. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , |