Saiba Como Escolher as Melhores Sementes, Trabalhar o Solo e os Cuidados Para o Plantio de Flores

Publicidade:

Há diversas pessoas que desejam ter em suas casas, quintais e jardins flores colorindo, perfumando e alegrando o ambiente. E muitas não querem apenas comprar mudinhas ou vasinhos para efetuar o plantio. Para estas, o mais interessante é participar de todo o processo do plantio, para que lá na frente o resultado seja o prazer maior de observar  o resultado final do processo.

Um princípio básico na hora de fazer a preparação de um jardim é a escolha das sementes. Elas precisam ser de procedência conhecida, serem de boa qualidade e devem ser armazenadas – caso tenham sido compradas com certa antecedência – em local fresco, seco e que não tenha muita luz.

Os mesmos procedimentos também deverão ser tomados em relação ao solo.  Este precisa ser reconhecido, uma vez que os solos podem ser alcalinos, ácidos ou ainda neutros. Feito isto, basta adquirir o tipo de adubo adequado para cada um deles. Então, é arar a terra, misturar o adubo e fazer o plantio das sementes.

Lembre-se de que o solo ideal tem de ter certa quantidade de adubo orgânico, ou seja, ser muito rico em húmus, substância escura composta por folhas secas, plantas e animais mortos. O húmus deverá ser acompanhado por terra solta e argilosa, que permite uma boa drenagem e oxigenação. Atenção ao solo: se ele for muito argiloso, terá grandes dificuldades em absorver a quantidade de água adequada para as flores, e alguns tipos muito específicos precisam de certa umidade – embora algumas plantas não possam ser encharcadas, pois terão os respectivos caules.

Publicidade:

Já se o solo for arenoso, Se o seu solo for arenoso, terá dificuldade em absorver a água e outras substâncias nutritivas, o que implica que terá de ser enriquecido com húmus ou argila. Se for o seu caso, utilize uma mistura equilibrada de terra preta e adubada com 50% de terra argilosa ou de barro. Se, por outro lado, a sua terra for argilosa, vai ter de lhe acrescentar areia do rio, nunca areia de praia.

As sementes devem ser plantadas em fileiras, pequenas e previamente cavadas, com um espaço mínimo de 90 centímetros entre elas, desse modo quando florescerem ainda haverá espaço para que cresçam saudáveis.

24. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , , , , , , |