Saiba Como Cuidar de Gerânios

Publicidade:

As flores de gerânio são originárias de regiões tais como África e Austrália.  Da família das geraniáceas, os gerânios possuem mais de 300 espécies, dentre as quais muitas são nativas de regiões temperadas e tropicais. Muito apreciada pelos brasileiros, os gerânios pertencem a grupos de arbustos conhecidos cientificamente como geranium e pelargonium. Muito delicados os gerânios são utilizados não somente para decoração de ambientes, como também para extração de tintura e do tanino, polifenóis de origem vegetal, que possuem  ação antifúngica, antitumoral, anticarcinogênica e antioxidante por inibir a ação de radicais livres.

Para quem quer cultivar e ter em casa, o primeiro passo é saber que o  florescimento dos gerânios se dá sempre no verão, embora o floreio seja corrente o ano todo em diversas regiões onde eles são plantados. Eles nascem, primeiramente, como arbustos. Eles ainda  possuem folhas arredondadas, cortadas, ou em forma de ferraduras. Os gerânios podem ter suas pontas serrilhadas ou denteadas, e ainda podem apresentar pequenas manchas em seu centro. Já as flores podem ser simples ou dobradas e florescerem nas cores: branco, rosa, amarelo, vermelho, escarlate, carmezim, com manchas nas claras ou mais escuras.

Além disso, as flores de gerânio possuem uma infinidade de significações, que vão se esclarecendo de acordo com as suas cores. Mas de modo bem geral, as pessoas reconhecem nessa flor a ideia de superação de obstáculos, graças a uma das principais características do gerânio: a resistência e a sobrevivência em locais repletos de adversidade.

Publicidade:

Os gerânios são de fácil cultivo também, além de possuem larga duração. Gostam muito de luz e se forem cultivadas em jardins de residências, o plantio deverá respeitar um traço bem particular desta flor, se considerarmos as demais de sua espécie: ela gosta muito de luz. Se não forem plantadas em locais estratégicos, elas costumam ficar com seus arbustos tortos. Isto porque a flor sai literalmente em busca de luz.

Estas flores podem ser plantadas em solo direto, em vasos, em cercados, e compõem um lindo paisagismo. Tanto é que se trata de uma das preferidas pelos jardineiros e paisagistas por conta da sensação tipo “ retrô” que ela imprime ao espaço onde está.

24. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , |