O que Saber Sobre e Como Cuidar de Violetas

Publicidade:

As violetas são flores pequenas, muito bonitas, exalam pouco perfume e sua florescência ocorre muito bem em ambientes que mantenham uma temperatura de até 25º. C. As folhas das violetas são carnudas, aveludadas e de verde bem escuro. Já as flores apresentam coloração roxa, lilás, rosa e mesclados com branco.

Ideais para qualquer tipo de espaço e estilo, as violetas ficam bem em vasos de barro, potes de vidro ou até mesmo em pequenos vasinhos de alumínio ou plástico coloridos. Embora não necessitem de muito cuidados, não se deve deixa-las expostas à luz direta, pois esta pode queimar as flores. Também não é recomendável regar diretamente as folhas da plantinha, porque elas apodrecem se receberem excesso de água. Agora é escolher uma de suas janelas e distribuir várias violetas para iluminarem o seu ambiente.

As violetas são flores originárias da África do Norte e existem várias espécies, sendo que algumas delas chegam a mais de 15 centímetros de altura.

Para quem deseja ter violetas em casa, trata-se de uma boa escolha. Alguns cuidados básicos deverão ser tomados em cada tipo de situação. Por exemplo, para quem deseja tê-las em vasos, saber que vasos de plástico não são as melhores escolhas, embora sejam bonitos, é um detalhe fundamental. As violetas gostam mesmo é de vaso de barro, aqueles que são vendidos em diversos tamanhos e formatos. Os vasos de barro, porque possuem uma capacidade de manter uma umidade  mais constante, permitem que a planta respire adequadamente. Mas cuidado com excesso de água, se não elas morrem com facilidade.

Publicidade:

Atenção também ao sol. Não se deve deixar as violetas expostas diretamente à luz. Elas queimam com muita facilidade. De modo bem rigoroso, é bom deixar as violetas à meia luz, ou ainda, diretamente à sombra. Excesso de luz também pode provocar a proliferação de fundos, o que deixa as folhas amareladas. Os fungos podem até mesmo atacar o caule, que fica com a imagem de que está encharcado.

As violetas também precisam ser reenvazadas com o tempo, devido ao crescimento da raiz. O ideal é replantar em vaso maior, com pedriscos ou pedaços de cerâmica ao fundo, o que facilita a drenagem da água.

24. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , , , |