Quer Plantar Lírios? Aprenda mais sobre essa Linda Flor!

Publicidade:

Quem não gosta de alguma espécie de flor? Impossível não se derreter por tantas espécies, cores, perfumes e tipos de flores que existem no mundo. Uma das mais cultuadas entre os apreciadores de plantas e flores está o lírio, que tradicionalmente já era cultiva, conhecida e muito usada em diversos tipos de cerimônias, ainda na Grécia Antiga. É dos gregos que temos até hoje a tradição de adornar cabelos e vestidos de noivas com flores de lírios. Elas simbolizam a pureza, a beleza, a fertilidade e a felicidade nos casamentos.

Oriunda da família liliaceae, os lírios são originárias do hemisfério norte, mais precisamente Europa e Ásia. Há registros que os primeiros lírios teriam aparecido onde hoje são o Japão e a China. Muito cultivado no mundo, há mais de cem subespécies, dentre os quais muitos são híbridos surgidos após o cruzamento promovidos pelo homem. Algumas delas são nomeadas como açucenas.

Trata-se de um tipo de planta que pode atingir até 2 metros de altura. Os lírios, assim como as rosas, possuem uma substância chamada feniletilamina a qual é capaz de estimular a liberação de endorfina no corpo humano, fazendo com que este tenha uma sensação de bem estar. Daí a presença deste tipo de flor na ornamentação e decoração das casas ser tão estimulada inclusive por decoradores de ambientes que trabalham com a linha aromatização de ambientes.

Publicidade:

Entretanto, os lírios para cultivo não são tão rentáveis – como são plantas muito sensíveis, além de requererem muitos cuidados, não possuem uma vida muito longa. Para que elas crescem novamente e dêem bulbos saudáveis capazes de serem novamente fecundados – e por tanto – florescerem, demandam muito cuidados e técnicas especiais. Então, não é qualquer um que pode cultivá-las.

Agora, se o objetivo for manter um vaso de lírios lindo por mais tempo do que se imagina, é importante mantê-lo em local que receba luz com muita frequência e que também seja bastante arejado. A terra do vaso de estar sempre úmida, porém sem qualquer indício de enxarcamento. Caso isto ocorra, é provável que o lírio tenha a sua vida encurtada.

26. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , , |