Por Que Contratar um Paisagista para Desenvolver um Projeto Verde em Sua Casa

Publicidade:

Muitas pessoa estão acostumadas a fazer seus projetos de paisagismo e jardinagem sozinhos sem o auxílio de um profissional da área. E quando chegam a fazê-lo, a obra ou já está no fim ou em vias de. Acontece que, o que poucos ou quase ninguém sabe é que a presença de um profissional do ramo desde o início do desenvolvimento do projeto poderá minimizar diversas dores de cabeça no futuro. Isto porque o paisagista e um profissional tecnicamente preparado para efetuar o projeto, bem como a execução do mesmo.

Também vale definir que projetos paisagísticos podem ser constituídos de diversos modos e em diversos locais, como edifícios públicos, jardins, residências, indústrias, sítios, fazendas e inclusive ruas e praças públicas. Estes últimos são nomeados de paisagismo urbano.

É importante esclarecer que, um paisagista é um profissional que precisa ter conhecimentos não apenas de plantas, mas possuir conhecimentos em botânica, ecologia, variações climáticas regionais e estilos arquitetônicos, cores, harmonização de estilos, e principalmente de tipos de solos.

Portanto, é fundamental que o paisagista participe desde a inicialização do projeto para definir o que será melhor, onde e como serão utilizadas as plantas no projeto. Ele irá avaliar o terreno e a tipografia do mesmo, desvios e níveis; irá avaliar também o tipo de solo constituinte do local, assim, ele poderá verificar quais são inclusive as limitações que podem permear o projeto paisagístico no local. Isto porque muros de arrimo, escadas podem afetar o projeto futuramente.

Veja que, se for detectado um solo do tipo arenoso, por exemplo, ele, antes de mais nada, precisará receber tratamento para que somente depois possa receber plantas e jardinagem.

Publicidade:

Daí em diante, o paisagista também fará um estudo do melhor tipo de vegetação para o local. Muitas vezes as pessoas querem plantar determinada flor ou árvore que não se desenvolverá naquele local, ou ainda não é especifico daquela região. Caberá, portanto, ao paisagista alertar o dono do projeto sobre o fato. Feito então, o levantamento da vegetação, é partir para a construção do projeto em si.

A execução do projeto é claro que será baseado nas expectativas daquele que o deseja. Com sensibilidade, todo paisagista saberá como desenvolver um projeto adequado e que atenda às necessidades do cliente. Estudo aprovado, projeto aprovado e obra em ponto de ser executada, basta por a mão na massa e deixar o ambiente com um toque de beleza natural, mas construída pelas mãos humanas.

10. março 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Paisagismo, Plantas | Tags: , , , , |