Plantas e Flores Aromáticas

Publicidade:

A botânica aplicada estuda o uso e a identificação de recursos florísticos de essências nativas da Mata Atlântica. Nessa diversidade estão as plantas e flores ornamentais.

Planta originária do mediterrâneo, a alfazema é cultivada principalmente na região da Provença, no sudeste francês, e em Portugal, para fins cosméticos e como uso ornamental, respectivamente. Em paisagismo, pode ser cultivada em canteiros extensos ou como complemento para maciços de plantas somente verdes ou coloridas.

É famosa pelo perfume acentuado que exala de suas folhas verde acinzentadas e de suas flores azuis reunidas em espiga na ponta dos ramos, principalmente quando está sob sol forte. Óleos essenciais (acetato de linalilo e linalol) são extraídos para a fabricação de produtos na indústria cosmética. É também indicada a infusão em água fervente de suas flores que teriam ampla propriedade terapêutica como antisséptico, tônico, antiespasmódico, calmante, digestivo e antibacteriana.

Publicidade:

Algumas espécies, como o manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), liberam odores durante 24 horas. Outras exalam sua fragrância apenas quando expostas a condições ambientais específicas, como é o caso das gardênias. Elas geralmente só perfumam quando despontam as flores na primavera. Já a dama-da-noite (Cestrum nocturnum), cujo nome indica, exala seu aroma somente ao anoitecer.

Paisagistas têm sido muito procurados para decorar jardins de casa e de restaurantes e dão dicas valiosas. As murtas (Murraya paniculata), por exemplo, com flores que emitem um perfume doce, devem ser cultivadas preferencialmente nas regiões periféricas do terreno. A mesma recomendação se aplica à popular dama-da-noite, que tem um odor forte capaz de percorrer metros de distância. Aliás, por causa desse cheiro intenso, tal espécie não deve ser cultivada perto de janelas, especialmente de ambientes onde dormem pessoas sensíveis ou crianças. A mesma observação é válida para áreas contíguas a churrasqueiras e cozinhas, pois o perfume pode interferir no aroma dos alimentos. Uma dica para aliviar o perfume da dama-da-noite é plantá-la à meia-sombra para que tenha floração menos intensa.

A montagem do jardim aromático não exige muito esforço, basta escolher a espécie aromática mais adequada às condições do espaço. Com equilíbrio, o ambiente exalará fragrâncias frescas e naturais e, ainda, manterá o ar sempre renovado.

04. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , |