Pinus Elliotte, Árvore de Reflorestamento

Publicidade:

O pinus alliotte é uma das espécies da árvore pinheiro, a qual possui um rápido crescimento, daí ser tão usada na produção de madeira de reflorestamento. Entretanto, não se trata de uma árvore que possua muita sobrevida, em especial quando comparada aos seus primos pinheiros, sua sobrevida não ultrapassa os 200 anos.

A ocorrência desta árvore se dá com mais frequência nas regiões sul e sudeste do Brasil – preponderantemente no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, espírito Santo e Mato Grosso do sul. Nestes Estados há outras espécies de pinus as quais também são cultivadas, entretanto o são em muitos casos única e exclusivamente para fins comerciais.

Vê-se de modo claro que  o pinus alliotte, por suas características e necessidades prefere sempre os solos mais úmidos, sendo que a casca é acinzentada, com placas escamadas, e sua copa pode chegar a um raio de até 3,0 metros de comprimento. Possui caule longo, reto e cilíndrico. As folhas dessa árvore são pontudas, conhecidas como acículas, sempre muito finas, mas também muito resistentes e firmes. Também sempre apresentam uma coloração verde-brilhante, com uma margem bem serrilhada, e o comprimento pode chegar entre 18 a 24 centímetros de comprimento, distribuídas em dois ou três.

Publicidade:

Do pinus alliotte sai o um fruto de formato cômico conhecido como pinhão ou pinha. Muito lustrosa, a pinha chega a pesar 46,6 gramas e costuma ser muito usada na produção de enfeites e adornos, em especial para a comercialização durante as festas de natal. Esta árvore também possui sementes, com as quais é possível fazer o replantio da árvore.

Por possui uma densidade muito baixa, o pinus alliotte é excelente para a produção de madeira de fácil manuseio. Com ela é possível extrair a madeira que hoje é a mais usada na fabricação de todo o tipo de móvel – o pinus. Também por ser uma madeira proveniente de uma árvore que não demanda muitos cuidados em seu plantio, acaba sendo altamente vantajosa para o produtor, que investe pouco e  obtém um retorno garantido e rápido com o corte da árvore que servirá para madeira de reflorestamento.

23. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores | Tags: , , |