Os Benefícios das Plantas Ornamentais na Nossa Vida

Publicidade:

Flores e plantas utilizadas em recintos internos e espaços ao ar livre são muito mais que elementos decorativos. As propriedades físicas e químicas trazem muitas vantagens, como por exemplo, a filtração do ar, por meio da fotossíntese. O dióxido de carbono é absorvido e transformado em oxigênio que volta a ser lançado ao exterior, ocorrendo aí renovação da qualidade do ar.

O ciclo habitual da fotossíntese normalmente acontece de manhã, pois as plantas aproveitam a luz solar. Mas existem outros grupos de plantas pertencentes a ambientes mais calorosos, que invertem a ordem e realizam a fotossíntese à noite. É o caso das orquídeas. Portanto, pode-se combinar classes de plantas de processo distinto de fotossíntese para desfrutar de um ambiente mais natural, com troca de ar por 24 horas.

Outro benefício é a melhoria da umidade no local. Evitam-se as irritações na garganta e pele ressecada. As plantas ainda absorvem gases nocivos, como alguns componentes do tabaco, atuando como agentes antipoluição, pois, com a ajuda de determinadas bactérias que se encontram na raiz, transformam esses gases em nutrientes.

As plantas ornamentais também podem ser úteis para os alérgicos a pó, já que reduzem a presença de poeira no ar em cerca de 20%. Pouca gente sabe, mas podem ser encontrados até cem tipos de poluentes e/ou substâncias químicas no ar de um ambiente interno causadoras de alergias, asmas e outros males.

Publicidade:

Qualquer planta ornamental é de grande eficiência para neutralizar a poluição, apenas umas purificam mais, outras menos. A samambaia e a babosa são de fácil cultivo e bastante indicadas para esse fim, sobretudo para recintos fechados. Mas o lírio da paz é considerado a rainha das despoluidoras. Ela absorve produtos químicos como tricloroetileno, benzeno, xileno, formaldeído e amoníaco. Exige pouco sol e pouca ventilação, mas muita água. Um lírio da paz dura mais de 10 anos.

Várias pesquisas e estudos comprovam que um ambiente florido, mais colorido e, portanto, alegre, ajuda na recuperação de pessoas enfermas. Até nas empresas estudos apontam que trabalhar cercado por plantas reduz o absentismo laboral e aumenta a produtividade nas tarefas diárias.

 

18. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Plantas | Tags: , , , , |