O Significado de Faça Você Mesmo no Paisagismo

Publicidade:

Para entender o processo da realização e aplicação do conceito de paisagismo, hoje, é fundamental que se compreenda que paisagismo é um fenômeno cultural e que considera como paisagem todo o espaço que sofreu ou não a intervenção humana. Entender que paisagem natural é aquela que não sofreu nenhum tipo de intervenção ajudará no momento em que as intervenções começam a ser feitas. Pode ser também encarada como a arte de definir e planejar ou até mesmo remanejar os espaços utilizados pelo homem.

Um jardim, por exemplo, é um formador de um lugar e este lugar pode ser formado por qualquer pessoa que tenha o desejo de modifica-lo. Fazer um projeto que altere os meios naturais em função da beleza e da harmonia em prol de toda uma sociedade ou mesmo um pequeno grupo social, no caso uma família, pode ser considerado projeto mesmo que não executados por um profissional técnico, uma vez que há uma interação técnica e cultural com tudo o que está à volta.

A política do faça você mesmo pode ser ideal para aqueles que não possuem conhecimento muito técnico mais que adoram executar ideias e por em prática o exercícios da criatividade. Dessa forma, é possível fazer um jardim, uma pequena horta, um painel de plantas naturais. Modifica-se o ambiente, de forma a torna-lo muito mais agradável e belo aos olhos de todos.

Varandas pequenas são locais perfeitos para a execução de tais ideias e projetos. Aquele local que estão quase sem vida, poderá ganhar um colorido novo, verde e até mesmo perfumado se as escolhas feitas forem por plantas aromatizadas e que estão também em alta quando o assunto é paisagismo e jardinagem.

Publicidade:

Outra dica muito interessante é procurar sempre aproveitar latas, vidros transparentes, e caixas, onde podem ser plantadas várias espécies de plantas. É possível inclusive fazer uma pequena horta de condimentos, ervas e chás. Plantar manjericão, hortelã, arruda na sacada de seu apartamento, trará muito mais vida ao cinza tão corriqueiro das grandes cidades urbanas.

Aproveite também as paredes. Com suportes especiais, é possível plantar samambaias, trepadeiras e flores que podem ficar estacadas neste tipo de suporte. Até mesmo um vaso vietnamita rústico no estilo oldstone, com uma linda jabuticabeira, pode dar um charme mais do que especial àquela parede vazia que nunca teria nem mesmo um quadro. Fazer você mesmo seu paisagismo depende mais do que tudo de sua criatividade.

10. março 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Paisagismo, Plantas | Tags: , , , |