O Paisagismo e a Jardinagem em Alta

Publicidade:

Escolher o local onde serão plantadas as plantas e flores que compõem um projeto paisagístico é crucial para que este dê o resultado mais do que esperado. Quem por exemplo, fica pouco tempo em casa, a ajuda de um profissional especializado entes de realizar qualquer compra ou plantio, são duas dicas mais do que fundamentais, são operacionais mesmo. O paisagismo é uma prática que sempre esteve associada ao homem, mas que curiosamente está em alta nos últimos tempos. Por conta de toda a necessidade de se reconstruir e remodelar paisagem modificada pelo homem, o trabalho do paisagista é algo fundamental em processos, por exemplo, de reurbanização.

Para quem ainda não sabe, o paisagismo e a jardinagem são técnicas artesanais de construção de paisagem natural dentro de cenários modificados ou até mesmo devastados pelas construções feitas pelas mãos humanas. Para realizar paisagismo e jardinagem não basta apenas o gosto pelo belo e por plantas, mas é importante tr conhecimento técnico sobre aquilo que se irar realizar. Desde o início de um largo projeto até a concretização dele, é importante a presença de um paisagista.

Muitas pessoas creem que não precisam da ajuda deste tipo de profissional – que é algo realmente custosos ainda aqui no Brasil – e acabam nem contratando no momento de escolha da plantas que serão postas nos ambientes paisagísticos. Acontece que, se a pessoa não sabe o que plantar nem como cuidar, será quase que um tiro na água. Não vai dar certo.

Publicidade:

Além disso, é importante saber em que local poderá ser feito o cultivo e o plantio da  mesma. Nem todos os locais de um solo estão adequados para receber plantas. Por isso, a necessidade de se realizar uma avaliação prévia do local.

É também importante não confundir um paisagista com agrônomo nem arquiteto. Algumas prestações de serviço embora não sejam reconhecidas por todas as universidades são muito valorizadas no mercado de trabalho. Bons paisagistas não ficam sem serviço de forma alguma, uma vez que são chamados para acompanhar os serviços que estiverem sendo executados por jardineiros por exemplo. Agora também é muito comum que arquitetos se enveredem pelo setor do paisagismo, já que estão mais do que aptos para executarem este tipo de serviço. Basta que façam certos cursos de especialização para saber sobre tipos de solo, tipos de plantas, processos de plantio, drenagens e todos os requisitos para a manipulação de um projeto deste estilo.

10. março 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Paisagismo | Tags: , , , |