Melhores Flores Ornamentais do Brasil: Holambra

Publicidade:

O maior centro de produção de flores e plantas ornamentais do Brasil, que exporta também para o exterior, está numa cidade chamada Holambra, a 120 km de São Paulo.

A história ali começou logo após a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de holandeses da província Brabante do Norte instalou-se na antiga fazenda Ribeirão, exatamente no dia 14 de julho de 1948, fundando a colônia Holambra I e a Cooperativa Agro Pecuária Holambra.

A princípio o objetivo era apenas produzir leite e laticínios. Somente em 1951 outro grupo chegou e começou o cultivo de flores com a produção de gladíolos, espécie originária da África do Sul e Equatorial e conhecida como palma-de-santa rita e palma-holandesa. O negócio expandiu-se tanto que, em 1972, foi criado o departamento de floricultura para a venda de grande variedade de flores e plantas ornamentais de Holambra.

Em 27 de outubro de 1991, o distrito emancipou-se e tornou-se município passando à categoria de Estância Turística em 1998. Holambra, com seus 11 mil habitantes, destaca-se por ter o melhor índice de segurança do Brasil e o sétimo melhor índice de qualidade de vida do país. E, com mão-de-obra qualificada no setor agrícola, destaca-se como o maior núcleo de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Publicidade:

Holambra é a maior exportadora de flores da América Latina, responsável por 80% da exportação e por 40% da produção do setor florícola brasileiro. As flores são produzidas pelos associados da Cooperativa Agro Pecuária Holambra e são comercializadas diariamente, desde 1989, através de um leilão eletrônico.

De 1981 até hoje, sempre no mês de setembro, Holambra sedia a ExpoFlora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que atrai anualmente mais de 200.000 visitantes. Nela ocorrem também a Parada das Flores e a Chuva de Pétalas, com atividades voltadas para o folclore e a cultura neerlandesa.

A grande atração da Expoflora é a exposição de arranjos florais, organizada por uma equipe de 25 profissionais sob o comando de paisagistas e decoradores holandeses. Sempre há uma novidade e um tema. Em 2013, o destaque foi uma orquídea, colorida artificialmente, nas cores verde e amarelo, para trazer sorte à seleção brasileira na Copa do Mundo que se aproxima.

03. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: |