Malva e Suas Propriedades Curativas e Medicinais

Publicidade:

A malva é uma planta medicinal muito interessante, com diversos benefícios para a saúde e que também pode ser utilizada, em alguns casos, como planta ornamental, já que ela possui uma beleza bastante interessante. De uma forma geral ela conta com flores azuladas e também arroxeadas, apresentando 5 pétalas estreitas que aparecem na primavera e também no verão.

A Malva pode ser encontrada em diversas regiões, mas com nomes diferentes, o que pode confundir um pouco os usuários ou as pessoas que estão procurando começar a usar ela pela primeira vez. Mas todos os nomes diferentes acabam sendo utilizados em referência a mesma planta: malva-das-boticas, malva-das-hortas, malva-grande, malva-lisa, malva-maior malva-silvestre ou malva-verde. Seu nome científico é Malva sylvestris L.

A Malva conta com algumas propriedades de ação curativa que conseguem aliviar determinadas irritações. O motivo é a presença no seu composto de ácidos múcicos e também os chamados ácidos tânicos na sua estrutura.

De acordo com as pesquisas feitas pelos cientistas e pesquisadores da área, a Malva conta com uma ação anti-inflamatória e protetora das mucosas do sistema digestivo. Portanto ela pode ser utilizada quando as pessoas possuem algum problema relacionado ao seu sistema digestivo, seja porque comeu muito em determinada refeição ou ainda porque apossui dores no estomago ou no fígado.

Publicidade:

Mas os mesmos óleos que protegem o sistema digestivo também protegem outras áreas, como o sistema respiratório e também o sistema cutâneo. A Malva também é rica em vitaminas como, B1, B2 e C. Outras substancias que também são encontradas na Malva são as seguintes: carotenos, óleos essenciais, esteárico, ácido cumarínico, clorogênico e cafeico, flavonóides, taninos e derivados antraquinônicos.

Basicamente para aproveitar de todos s benefícios da Malva é necessário utilizar a folhas e as flores da planta que devem ser feitas com chá através da infusão. Basta colocar 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em uma xícara de água fervente. Também é possível ferver algumas folhas na água. É importante deixar o chá descansar por cerca de 10 minutos antes de beber, e não esquecer de coar.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Plantas, Plantas Medicinais | Tags: , , , |