Macela Suas Propriedades Medicinais e Seu Aroma Agradável

Publicidade:

Apesar de ser chamada por muitas pessoas de “Marcela”, assim como o nome feminino que também é bastante comum no Brasil, na verdade o nome desta planta medicinal é “Macela”. Trata-se de uma das plantas medicinais mais conhecidas e utilizadas no Brasil. A Macela também pode ser encontrada com outros nomes dependendo da região do Brasil, como é o caso de Macela-do-campo, Macelinha, Macela de Travesseiro, dentre outros nomes.

A Macela é encontrada especialmente no sul do país, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul. Mas também pode ser encontrada com facilidade em outros países, principalmente os que fazem fronteira com a região mais ao sul do País.

A Macela florece como uma espécie de arbusto que consegue atingir cerca de um metro de altura e que costuma geralmente dar as primeiras flores no mês de Março. As flores da Macela são amarelas e possui cerca de um centímetro de diâmetro.

Um fato interessante sobre a Macela é que como ela surge em abundancia no estado do Rio Grande do Sul, muitas pessoas e algumas empresas utilizam como estofo de travesseiros para os bebês, basicamente porque se acredita que a Macela possui efeito tranquilizador, especialmente para as crianças.

Uma outra curiosidade interessante da Macela é que no Rio Grande do Sul existe uma tradição das pessoas subirem a serra para colher a planta na sexta-feira santa, antes do sol nascer, pois acredita-se que neste dia o poder das plantas é maior.

Publicidade:

Realmente as plantas e as folhas da Macela possuem um aroma muito agradável, o que também pode ser conferido quando as pessoas fazem chás com a planta.

A planta possui uma lista enorme de propriedades medicinais: Adstringente, amarga, anódina, antiálgica, antiasmática, antibactericida, antidiabética, antidiarréica, antiedematogênica externa e interna, antiepiléptica, antiespasmódica, antiflogística, anti-helmíntica, anti-herpética, antiinfecciosa, antiinflamatório, anti-séptica, antiviral, antitumoral, aperiente, bactericida, carminativa, calmante para problemas digestivos, colagoga, colinolítica, miorrelaxante, digestiva, estomáquica, emenagoga, estomáquica, eupéptica, febrífuga, estimulante da circulação capilar, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, miorrelaxante, protetor solar, sedativa, sudorífera, tônica.

Para usar basicamente é necessário fazer um chá ou com as folhas ou com as plantas em infusão.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas, Plantas Medicinais | Tags: , , , |