Aprenda a Cultivar Louro e Seus Benefícios Medicinais

Publicidade:

O Louro, que em algumas regiões pode também ser chamado de Loureiro, é considerada como uma árvore o gênero Laurus da família botânica das Lauraceae, mas acaba sendo conhecido popularmente como mais uma planta que possui diversas propriedades interessantes no dia a dia. Aqui no Brasil, de um modo geral, o Louro acaba sendo utilizado mais como tempero do que para outros fins, mas na Europa a folha do Louro também é muito utilizada em benefício da saúde das pessoas.

De acordo com estudiosos e especialistas no assunto, a árvore do Louro surgiu pela primeira vez no Mediterrâneo, e começou a ser exportado para outras regiões do mundo há centenas de anos, assim que as pessoa se deram conta que as folhas tinham um aroma muito forte e que poderia ser utilizado como tempero nas refeições.

Uma curiosidade em relação ao Loureiro é que esta árvore também dá um fruto do tipo baga que possui uma cor negra quando maduro. Mas como o sabor deste fruto é muito forte acabou não sendo tão apreciado quanto outros frutos.

Outro fato curioso é que o Louro foi tão valorizado na antiguidade, especialmente na Grécia, que as coroas dos atletas que venciam as competições olímpicas e também de heróis que venciam as batalhas eram feitas com louros. Até hoje temos a expressão “colhendo os louros da vitória” em referência a este hábito dos gregos.

Publicidade:

Além de ser utilizado na culinária, o chá do louro é recomendado para alguns problemas de saúde. Um deles é má digestão. Quando as pessoas comem demais, um chá de louro pode ajudar naquela sensação de estomago pesado que sentimos. Além disso, ela também avalia outros sintomas, como os gases. O louro também pode ser recomendado para dores no fígado.

Também existem indícios de que o Louro pode ser utilizado para problemas relacionados a espasmos e também reumatismo.

Para se aproveitar dos benefícios que a folha de louro pode trazer para a saúde das pessoas, basicamente utiliza-se o chá. Basta deixar algumas folhas em infusão em água fervente para que o líquido absorva os óleos, e depois beber ainda quente.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores, Plantas | Tags: , , , , |