Lírio e Suas Belas Flores Coloridas

Publicidade:

Com o nome científico de Estrelícias, Hemerocale, os lírios são grupos de plantas ornamentais onde seu processo de propagação comercial são feitos através de rizomas. Com isto é bastante importante se destacar que qualquer tipo de porções de rizomas são considerados desta forma desde que possuam gemas e que possam ser usadas em toda esta propagação.

Todo o seu poder de propagação vegetativa natural da planta pode ser aproveitado de forma comercial, e se divide os rizomas em porções que poderão apresentar pelo menos um tipo de gema. No caso de condições adversas é possível se utilizar porções que sejam maiores de rizomas que possam ter um maior número de gemas, facilitando assim todo o surgimento de novas plantas.

Outro fator importante sobre os lírios é que se trata de um tipo de planta perene, que uma vez que for plantada no jardim por um período indefinido ela irá brotar. Outra grande vantagem existente é a rusticidade da planta, o que exige um pouco mais de manejo na mesma que poderá resistir bem em ambientes de formatos adversos, e de forma geral não deverão sofrer com alguns tipos de pragas ou ainda doenças de importância econômica. Por tudo isto é exigida uma manutenção bastante simples, tornando assim um tanto frequente a sua utilização em projetos de jardinagem por exemplo.

Esta planta oferece ainda uma grande diversidade de coloração de flores, sendo assim as mais comuns a amarela. Além disto outras colorações diversas poderão também ser encontradas neste tipo de espécie que são as alaranjadas, de cor salmão, pétalas amareladas e ainda nervuras escuras, entre várias outras cores.

Publicidade:

A propagação e o cultivo da planta

Primeiramente é importante se selecionar as plantas que são mais perfilhadas para depois se retirar as plantas com uma enxada. Toda a divisão dos rizomas devem ser feitas manualmente ou ainda com um tipo de facão, procurando assim não cortar os perfilhos para se ter assim um maior rendimento. Com isto é possível se verificar depois da divisão se o perfilho tem um pedaço de rizomas de onde irão sair todas as brotações das raízes.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , , |