Ideais Criativas e Sustentáveis Para a Composição de Jardim Vertical

Publicidade:

Os métodos mais tradicionais para a criação de um jardim vertical são: a técnica do muro com blocos vazados, onde poderão ser plantadas várias espécies;  a criação de uma superfície com fibra de coco, na qual as mudas serão plantadas na própria fibra, assemelhando-se à casca das árvores; e a terceira é a realização do plantio de espécies em vasos arrumados em quadros. Com quatro tamanhos definidos, os quadros podem ser reinstalados em caso de mudança e permitem a trocar dos vasos caso alguma das plantas morra. 

 

Embora estas sejam as mais comuns de serem encontras – tendo também sido as que foram desenvolvidas pelo biólogo francês Patric Blanc, há outras possibilidades de criação, composição e montagem de jardins verticais que podem ser econômicas e muito criativas, além de aplicadas facilmente em interiores de casas, e pelos próprios moradores, sem que haja a necessidade de contratação de serviço especializado em paisagismo e jardinagem.

 

Usando uma tela: com este método é possível plantar diversos vasos com plantas de diversas espécies diferentes. Em cada vaso é necessário que tenha um gancho para poder se fixar bem. A tela pode ser do tamanho de sua preferência e usado tanto interno, como externamente. Ideal para ser feito no interior dos ambientes, em especial em paredes cuja função é apenas fazer divisória, como as paredes de lavanderias.

 

Usando latas de alimentos em conserva: As mudas das plantas podem ser colocadas em latas de milho, ervilha, e que antes seriam descartadas. Procure usar as maiores, de 2 ou 3 kg, ou no tamanho de sua preferência. Depois, as latinhas podem ser colocadas na parede interna ou externa, de forma dispersa, bem como em muros. A ideia é muito criativa, fica lindo, sem contar que é altamente  sustentável.

Publicidade:

 

Usando sapateira velha: Ideal muito bacana, para dar uma finalidade para aquela sapateira tradicional, que seria descartada. Ela pode virar uma linda floreira, pode ser também dependurada na sala, no jardim de inverno, ou em qualquer parte de sua preferência. Projeto lindo e que é muito sustentável.

 

Usando vasinhos de cerâmica: este modelo é o mais tradicional dentre todos. Com madeira reutilizada, dá pra fazer uma cabidela e prender os vasinhos de cerâmica com espécies de flores ou até mesmo com hortaliças e, ervas do tipo medicinal. Os vasos podem ser coloridos, de tamanhos e modelos diferenciados.

 

Usando painel de bambu: ideia bem clean e muito atraente é o painel de bambu, pois nele é possível serem pregados vasos quadrados ou retangulares com hortaliças e até mesmo com flores. Mescle os dois para variar o efeito.

12. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim | Tags: , , |