Hortelã: Planta Medicinal, Tempero, Uma Planta Com Muitas Utilidades

Publicidade:

Quase sempre quando ouvimos falar na hortelã logo associamos aquele sabor que está presente no nosso dia a dia. Realmente o sabor da hortelã é utilizado nos mais variados pratos, sejam eles doces ou salgados, mas ela não é importante somente na cozinha. A erva também pode ser considerada como uma das mais versáteis ervas medicinais disponíveis hoje em dia para as pessoas.

A hortelã pode ser encontrada em diversas espécies diferentes, sendo que a mais comum e que provavelmente é a que você utiliza na sua casa é a Hortelã-verde, que também pode ser chamada por outros nomes, como: hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-comum ou simplesmente hortelã.

A hortelã, apesar de ser famosa no Brasil, surgiu do outro lado do mundo, no continente Asiático. Mas como ao longo do tempo se mostrou como uma planta muito fácil de ser cultivada e que consegue se adaptar bem a diversos climas, acabou sendo cultivado em diversos países ao longo da história. O que não pode faltar para que a Hortelã consiga ser cultivada é água em abundância, tendo isso a planta consegue se adaptar a praticamente qualquer clima.

Basicamente tudo que se aproveita da hortelã está nas suas folhas. É desta parte que acabam saindo todos os aroma característicos do Hortelã.

Publicidade:

Além de ser muito utilizada como tempero na culinária e também como aromatizante em uma grande quantidade de produtos, ela também possui diversos benefícios para a saúde das pessoas. Um dos principais benefícios é que a planta é uma excelente estimulante estomacal. Ou seja, sempre que a pessoa come muito e passa mal, um chazinho de hortelã é muito recomendado.

Outras virtudes medicinais que são conhecidas da hortelã são as seguintes: atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá de hortelã também pode ser utilizado como um calmante.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas, Plantas Medicinais | Tags: , , , , |