Flores e Plantas Que Sobrevivem ao Cultivo em Vasos e Terraços

Publicidade:

Engana-se quem não quer ter em casa um jardim com plantas cultivadas em vaso, porque o único espaço permitido para elas é a sacada, e esta área possui muita incidência de ventos, o que poderia ocasionar o pouco ou nenhum desenvolvimento das plantas. Nas sacadas ou terraços, segundo diversos paisagistas e jardineiros, é possível sim ter plantas cultivadas em vasos. Há muitas opções de plantas que, se tratadas adequadamente, sobrevivem bem às rajadas e farta exposição solar. A falta de espaço é mera desculpa: painéis verdes horizontais e vasos suspensos surgem como alternativas bonitas e resistentes aos suportes de chão.

 

Uma espécie que é muito recomendada pelos paisagistas e que pode ser planta ideal para locais onde há muita incidência de ventos e muito sol é a primavera ou Bougainvillea glabra. Planta que ao mesmo tempo é bonita e resistente, ela se adapta bem, inclusive, quando a varanda é toda envidraçada, o que é o caso de muita gente hoje nas grandes áreas urbanizadas.  O ideal é que sejam plantadas as mudas e em vasos que tenham entre 50 e 70 centímetros de altura, e a boca deve ser grande, dessa forma é possível garantir o bom desenvolvimento da raiz e das folhagens, e a manutenção precisa ser diária, ou seja, rega diária.

 

Em caso de viagens, deixe alguém responsável pela rega, caso a planta não receba água diariamente, ela não sobrevive. Em condições favoráveis, cresce rapidamente.

 

Publicidade:

Outra ainda muito recomendada é a azaleia. Trata-se de uma espécie rústica, bonita, mas requer poda periódica para que a folhagem não fique com aspecto velho. A poda deverá ser realizada a cada três meses, que é o período que dura a terra do vaso. Use o adubo orgânico ou o fertilizante químico NPK. Para plantas de médio porte, o NPK 10 10 10 é o ideal.

 

Quem quer fugir do óbvio, uma boa saída são as árvores frutíferas, como as jabuticabeiras e pitangueiras, que pode sim, ser plantadas em vasos. São resistentes e frutificam nos vasos, dando um volume muito bonito ao pequeno jardim. Mas, há outras grandes variedades de plantas de médio porte que resistem à ação do sol, além dessas.

 

Lembre-se de que ao criar o paisagismo em varandas e sacadas é importante a busca pelo equilíbrio, fazendo uma boa composição entre cores e tipos de plantas. Procure ainda não misturas espécies que demandem cuidados muito adversos, isto minimiza os trabalhos e cuidados com o jardim.

12. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Plantas, Vasos | Tags: , , , |