Flor da Campainha da China

Publicidade:

Delicada para decorar qualquer jardim ou canteiro, a campainha da china é bastante apreciada pelo formato de suas flores lembrarem estrelas e por já serem belas antes mesmo de desabrochar, pois seus botões se assemelham a balões. Seu nome científico é platycodon grandiflorus, mas também é conhecida como Balloon Flower, Flor-balão ou Campainha Imperial.

Nas cores que variam entre o branco e roxo, branco e azul, branco e violeta ou, ainda, branco e rosa, as campainhas da china têm flores pequenas, arbustos delgados que atingem, no máximo, 80 cm de altura e florescem no verão e no outono. Com a entrada do inverno, as flores começam a cair. Da família Campanulaceae, é uma planta típica do leste asiático e pode se adaptar a diversos climas diferentes, incluindo o Continental, Mediterrâneo, Subtropical e Tropical, podendo tolerar temperaturas abaixo de 0°C.

A campainha da china é fácil de cuidar e é perfeita para decorações de vasos e jarros em jardins ou interiores, sozinhas ou agregadas a outras flores. As flores são relativamente duráveis depois de cortadas e podem ser aproveitadas como flor de corte (avulsa) em arranjos florais.

Publicidade:

Apesar de exigir nenhum cuidado especial, a terra adubada com matéria orgânica, bem drenada e irrigada regularmente, além do sol, ajudará a plantar a crescer mais depressa e de forma mais saudável. No entanto, é preciso ter mais atenção às raízes da campainha da china, pois tendem a se expandir rapidamente.

Mesmo perene, pode necessitar de replantio anual devido à perda do vigor. Deve ser feita uma fertilização leve semanalmente para estimular o crescimento. Após a primeira florada da campainha da china, os ramos que já floriram devem ser cortados, encorajando a planta a enflorar novamente por duas ou três vezes. Sua propagação pode ser feita por divisão da planta, tomando-se o cuidado de não danificar as raízes.

Enquanto no Ocidente, o uso da campainha da china restrinja-se mais à ornamentação, na medicina chinesa tradicional é utilizada como chá ou remédio. Os principais componentes da planta são: saponinas, estigmasterol, inulina e platicodina que possuem ação fungicida, bactericida, expectorante, hipoglicêmica, anti-inflamatória, antiviral e, ainda, reduzem os níveis de colesterol. A parte aproveitada é a raiz.

15. outubro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , |