Fazer Paisagismo e Jardinagem em Casa Sem Profissional

Publicidade:

Com dedicação e muita paciência e, claro, material e equipamentos necessários, qualquer um pode ser um paisagista ou até mesmo um excelente jardineiro, seja por lazer ou atividade profissional. Vale lembrar que conhecimento teórico também é importante, mas hoje é mais fácil fazer a aquisição de conhecimento de como cuidar de plantas, jardins, manipular os equipamentos de forma correta e ainda garantir um jardim bonito e muitos elogios, sem ter de pagar caro pelo serviço.

 

Para quem quer se enveredar, o primeiro passo é conhecer as ferramentas necessárias para o uso e jardim. Elas não costumam ser de difícil manipulação, mas exigem alguns cuidados, além de material de proteção, como luvas, e óculos especiais. Uma boa tesoura de poda para cortas galhos, ramos de plantas e flores; cortadores de gramas tradicionais movidos à gasolina ou à eletricidade. Os modelos equipados com motores à gasolina são mais potentes e os motores elétricos, mais baratos. O custo médio para ter tudo isto e casa fica em torno de R$ 1.500,00.

 

Outro equipamento importante é a roçadeira, que cortam grama de forma mais leve, sendo sua maior vantagem fazer “acertos” em beiradas com grande precisão; colher de transplante para auxiliar no preparo de covas para transplante de mudas; pulverizador para aplicar defensivos, fertilizantes ou simplesmente borrifar água sobre as plantas; e sacho, ferramenta para abrir sulcos na terra, onde serão postas as sementes. O preço médio em equipamentos: R$ 1.200,00.

Publicidade:

 

Também é importante evitar erros, que são comuns em quem está começando a trabalhar com equipamentos de jardinagem e /ou fazer o próprio paisagismo. Estude bem o local onde serão realizados os cuidados com jardinagem, para verificar se  os equipamentos cotados são os ideais. Às vezes a pessoa se decide pela compra de uma roçadeira, que custa caro, mas o terreno pediria um cortador de grama mais simples. Também é importante conhecer as plantas para saber se elas estão adequadas ao local onde se deseja plantá-las; as plantas ornamentais demandam mais cuidados do que outras e, podem não ser ideias para o local, algumas requerem mais sombra, mais luz ou mais água.

 

Concentre-se, portanto, em utensílios e ferramentas básicas que sejam úteis em jardins, gramados, canteiros, e que ainda possam ser usados para cuidado de vasos de todos os tamanhos.  O modelo ideal de cada item dependerá, em grande parte, da necessidade do usuário.

12. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Paisagismo | Tags: , , , |