Faça Um Jardim Com Plantas de Baixo Custo e Pouca Manutenção

Publicidade:

Quem quer ter um jardim em casa não precisa investir nem muito dinheiro nem muito tempo no cultivo de plantas que demandem muito trabalho. Gostar de plantas é uma prerrogativa humana e elas devem ser cada vez mais cultivadas nesses nossos tempos. Ter contato com o verde é essencial para ter uma vida mais calma e repleta de equilíbrio. E, não é preciso se estressar, há boas dicas de cultivo de plantas de baixo custo e que exigem pouca manutenção, em particular para aqueles que dispõem de pouco tempo.

 

O cultivo de jardins de fato oferecem muitos benefícios: a vegetação ajuda a controlar a temperatura urbana, deixando as casas mais frescas, mesmo quando não há árvores; as plantas retardam a chegada da água da chuva ao chão diminuindo inundações e melhoram o conforto acústico, já que tendem a minimizar os ruídos típicos da cidade. Além disso, a prática da jardinagem pode ser terapêutica, o que diminui o estresse diário, sem contar que os vegetais ainda retêm uma parte da poeira, minimizando alergias constantes, além de oferecer abrigo e alimento para uma grande diversidade de espécies.

 

A regra de que jardins são custosos, pode não ser verdadeira, em especial para os que se dispõem a por a mão na massa. Os jardins são criados de forma artificial e, dessa maneira é fazendo as escolhas mais assertivas que se minimizam os custos e o trabalho que se tem com um jardim.

 

Publicidade:

A dica é quanto mais semelhante ao ambiente natural forem colocadas no jardim, menos custo e trabalho ele vai dar. O grande segredo é escolher a planta certa para o lugar certo. Isso quer dizer que, para locais quentes, as espécies mais indicadas são as resistentes ao calor e, em regiões frias, devem ser cultivadas variedades chamadas de frias.

 

Quem tem luz e não tem sol, não tente plantar uma espécie que precise de luz direta. Ela não irá sobreviver. Se o espaço é pequeno, o ideal é não cultivar uma árvore de grande porte que exija podas de contenção. E se a sacada tem muito vento, procure as flores e folhagens que sejam tolerantes a este tipo de ambiente.

 

Dessa forma, seguir a regra básica da jardinagem vai promover o crescimento de um belo espaço verde em sua casa. Escolha, portanto, plantas que se adaptem bem a luminosidade local, que tenham hábitos de crescimento regulares, bem como longevidade, não dá para investir em plantas novas todos os meses.

10. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Plantas | Tags: , , , |