Espada de São Jorge, Planta que pode ser Cultivada em Casa

Publicidade:

Com cada vez menos áreas verdes nos centros urbanos, e vivendo em espaços cada vez menores, as pessoas em geral têm tido a preocupação em reservar pequenos espaços em suas casas para o cultivo de alguma planta. Nem que seja num pequeno vaso, colocado num corredor, ou ainda, para quem mora em apartamentos, vasos pequenos colocados em locais bem estratégicos.

Plantas revigoram qualquer ambiente, além de serem sinônimo de vida. elas apresentam dupla função: criar um ambiente mais agradável e menos “cinza” , além de auxiliar na melhora da qualidade do ar de quem vive no local.

E há diversas espécies que podem – e devem- ser cultivadas em casa. Não demandam muito cuidados, nem precisam de muito espaço para sua sobrevida. Este é o caso de uma das plantas mais tradicionais – e conhecidas entre os brasileiros, desde tempos idos – a espada de são jorge.

Publicidade:

A espada de são jorge, de nome científico sansevieria trifasciata ou sansevieria zeylanica, também conhecida como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria, é uma planta herbácea de origem africana que se adapta a qualquer ambiente ou local onde é cultivada. Precisa de pouca água, é totalmente tolerante a pouca luz e, recentemente teria sido objeto de estudo da NASA – a planta espada de são jorge é uma das quais possui a capacidade de eliminar toxinas do ar, não apenas na forma carbônica, como é de costume, mas também parece retirar formaldeído e óxido de nitrogênio. Segundo ainda os estudiosos da NASA o local ideal para se deixar uma espada de são jorge seria no banheiro.

Acerca da planta espada de são jorge, também há muitas crenças de que ela, por seus atributos “mágicos” , um dos quais seria a sua capacidade de eliminar todo o mal olhado de quem, por ventura visitasse a casa, daí uma das razões de ela ser tão cultivada em casas e apartamentos. Essa é também uma das razões de a planta ser colocada sempre na entrada da residência. Provavelmente tal crença seja proveniente da cultura africana – a planta espada de são jorge está também associada a um dos orixás mais cultuados pelos africanos – ogum.

24. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , |