Erva Doce e Sua Vasta Propriedades Medicinais

Publicidade:

A erva-doce é uma planta medicinal bastante conhecida mas que pode ser chamada por diversos outros nomes dependendo do local, o que inclusive gera uma certa confusão entre as pessoas. Dentre os outros nomes que conhecemos por Erva-doce estão os seguintes: anis-doce, erva-doce, maratro, finóquio, fiuncho ou fiolho.

A erva-doce é uma planta herbácea perene de caules que pode chegar até dois metros de altura, mas que na média não chega a passar dos 80 centímetros. O destaque das folha são as longas e acabam sendo bastante utilizadas. Ela produz um fruto que é uma semente seca que não costuma ser utilizada pelos humanos.

A erva-doce possui uma vasta utilidade no campo gastronômico. A planta aparece com muita frequência nos pratos da cozinha mediterrânea, mas também pode ser utilizada em uma grande variedade de pratos. Uma utilização muito frequente desta planta é na confecção de pães, já que ela consegue intensificar um pouco o sabor do açúcar.

Mas a erva-doce também pode ser utilizada em determinado pratos salgados, sendo que alguns países da Europa costumam usar com frequência a Erva-Doce e sopas, por exemplo, principalmente os cremes que são destinados a ser consumidos frios. Também pode ser encontrado com uma certa frequência em molhos e conversas de vegetais, especialmente para dar uma aroma mais interessante.

Publicidade:

A erva-doce também possui uma grande quantidade de propriedades medicinais, tais quais: Dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, aumentar a produção de leite, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro, coriza.

Para se aproveitar de toda as propriedades medicinais que são encontradas na erva-doce, a maioria das pessoas acabam tomando um chá feito com as sementes amassadas. Estas sementes podem ser encontradas em mercados públicos e também em casas de chás. Para preparar um chá, basta colocar uma colher de sementes amassadas na xícara e cobrir com água fervente, depois basta coar e deixar esfriar um pouco para beber.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas, Plantas Medicinais | Tags: , , , , |