Erva Cridreira, Uma Planta Comum Mas Com Muitos Benefícios

Publicidade:

A Erva-Cidreira é uma planta que pertence à mesma família que outras plantas medicinais muito conhecidas, como a menta e também a hortelã. Apesar de hoje ser facilmente encontrada em diversas partes do mundo, a erva-cidreira é originária da Europa Meridional.

A grande maioria das pessoas, quando entram em contato pela primeira vez com a Erva-Cidreira, acabam achando o aroma muito marcante e dificilmente as pessoas esquecem daquele cheiro frutado que lembra muito o cheiro do limão, mas com notas mais marcantes. Isso é resultado especialmente da grande concentração do óleo essencial que pode ser encontrado.

Como a erva-cidreira é da mesma família da hortelã, muitas pessoas chegam até a confundir as duas, já que realmente elas são bastante parecidas. Mas as folhas da cidreira acabam sendo maiores e mais claras do que as da hortelã, sendo esta uma forma mais prática de conseguir identificar as duas plantas.

Já as flores da erva-cidreira são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas.

A grande maioria das propriedades medicinais que são relacionadas a erva-cidreira é justamente por causa do seu aroma intenso e reconfortante. O cheiro é muito utilizado também na indústria alimentar, como em doces, e também nos produtos farmacêuticos e também no segmento de perfumaria.

Publicidade:

Uma das principais propriedades da Erva-Cidreira é que ela possui a capacidade de melhorar consideravelmente a qualidade de sono das pessoas. Esta qualidade de sono pode ser conquistada tanto com um chá quente com as folhas da Erva-Cidreira como também com óleos que exalam o cheiro característico da planta e  que podem ser colocados ao lado da cama.

Este aroma, para a grande maioria das pessoas, também consegue aliviar dores de cabeça, promovendo uma sensação de bem-estar.

O chá de erva-cidreira também é extremamente recomendado para alguns distúrbios digestivos, como quando a pessoa está com excessos de gases ou quando as mulheres acabam apresentando quadros de cólicas menstruais. O chá também pode ser ingerido simplesmente quando a pessoa acaba comendo demais e acaba ficando com aquela sensação de pesar, especialmente antes de dormir.

18. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , , , |