Entenda Um Pouco Mais das Plantas Condimentares, Seus Cheiros e Características

Publicidade:

Comprar um livro ou fazer um curso interativo de Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares em DVD. Por quê não?

A moda ou tendência ‘pegou’ e está em todo lugar. Cada planta ornamental tem suas características e é preciso conhecê-las para fazer a escolha certa. Num restaurante, onde aromas já fazem parte do cotidiano, pode-se usar os mesmos cheiros na cozinha e num jardim gourmet.

O manjericão, por exemplo, é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos, e exala um perfume familiar que praticamente agrada todo mundo.

Existem mais de 60 variedades, com diferenças na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma. As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. São utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, como matéria-prima principal de pestos e molhos.

Esse tempero deve ser cultivado em locais com muita luminosidade e boa drenagem. A dica é plantá-lo em areia adubada sobre uma camada de argila expandida e geotêxtil (material têxtil utilizado em contato com o solo para evitar danos ao mesmo).

Publicidade:

A hortelã é outra uma erva mundialmente conhecida e largamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos, seja como planta medicinal ou como aromatizante. As folhas são oval-lanceoladas e serrilhadas, de cor verde a arroxeada, e têm um forte aroma refrescante. De seu óleo essencial extrai-se o mentol. É indispensável na culinária árabe. Seu cultivo é fácil, pois ela é bem rústica. O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica.

O tomilho é uma planta típica da vegetação mediterrânea, bastante utilizada desde a antiguidade por suas propriedades místicas, antissépticas, condimentares e aromáticas. É considerada um dos ingredientes fundamentais do Bouquet Garni, conjunto de ervas aromáticas.

Há um grande número de tipos de tomilho, com aromas diferenciados e portes diferentes; alguns mais apropriados ao uso culinário, outros ao uso industrial ou ornamental.

De sabor picante e único é indispensável na horta doméstica, podendo ser plantada em vasos e jardineiras, muito embora prefira ser plantada diretamente nos canteiros. Suas folhas pequenas podem ser utilizadas frescas ou desidratadas no tempero de carnes em geral, sopas, pizzas e molhos à base de tomate ou queijo. No uso ornamental, cai bem em caminhos de jardins decorados com pedras.

18. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , , |