Entenda Mais Sobre o Guaco e Suas Propriedades Medicinais

Publicidade:

O Guaco, que tem como nome cientifico Mikania glomerata Spreng., é uma das plantas medicinais mais conhecidas do mundo, e muito utilizada nos países da América do Sul, especialmente no Brasil. O Guaco pertence a chamada família das compostas, e o motivo de ser uma planta medicinal tão apreciada no Brasil é que ela pode ser encontrada em abundancia especialmente nos estados ao Sul do País, como é o caso do Rio Grande do Sul. Também é bastante encontrado na região sudeste, especialmente no estado de São Paulo.

As principais características do Guaco são as seguintes: É uma trepadeira volúvel, glabra. Folhas simples, opostas, ovadas e oblongo-lanceoladas, de base obtusa e ápice agudo, de até 15 cm de comprimento e 7 cm de largura, com três nervuras bem evidentes, pecioladas, carnoso-coriáceas, verde-brilhantes na face superior, mais pálidas na inferior.

O Guaco possui diversas propriedades medicinais muito interessantes para a saúde. Diferente de outras plantas que ainda não possuem comprovação cientifica dos benefícios, o Guaco já foi estudado por diversos especialistas que realmente comprovaram os benefícios.

De uma forma geral, pode ser ingerido o chá do Guaco quando a pessoa está passando por um resfriado ou por uma gripe, já que as folhas deste chá consegue amenizar uma série dos sintomas causados por estas doenças. Isso porque o Guaco apresenta um efeito chamado  broncodilatador e expectorante, ou seja, ele consegue abrir o nosso sistema respiratório para que possamos respirar melhor.

Publicidade:

O Guaco também é conhecido por ser uma erva que possui propriedades que podem combater o veneno de determinadas cobras ou serpentes. Esta propriedade foi descoberta pelos índios do sul do Brasil, que até hoje utilizam o Guaco sempre que alguma pessoa acaba sendo picada por uma cobra. Eles inclusive começaram a chamar a erva de erva-de-serpentes, cipó-catinga e também erva-de-cobra devido a estas propriedades.

O cultivo do guaco é simples, sendo que não exige muitos cuidados das pessoas que estão querendo produzir apenas para o seu consumo próprio. Ele precisa apenas de uma região com clima mais ameno, por isso acaba sendo encontrado com muito mais facilidade no sul e no sudeste brasileiro.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , , , |