O que é Aloe Vera, a Babosa?

Publicidade:

Muito conhecida popularmente por conta de suas propriedades medicinais, a babosa ou aloe vera é uma das plantas que pode, e deve, ser cultivada em casa. A aloe vera é uma das 400 dentre a sua espécie: a aloe. Oriunda do norte da África, a aloe vera possui apenas 4 subtipos ( entre os seus 400 representativos) que podem ser usados pelos seres humanos com 100 por cento de segurança, sendo que o tipo aloe barbadensis mille é o que possui a maior concentração de nutrientes em forma de gel, extraído de suas folhas.

Aqui no Brasil, há a liberação para o uso de certas plantas classificadas como medicinais em cosméticos e medicamentos fitoterápicos, e a aloe vera entra na lista dessa aprovação. No entanto, isotônicos, sucos e alguns medicamentos produzidos à base de aloe vera em outros países já estão sendo comercializados no país, mas é importante ter muito cuidado em seus usos, uma vez que não há liberação oficial por parte do governo.

Publicidade:

A aloe vera tem folhas duras, longas e espinhosas, nas quais se produz uma substância viscosa que lembra muito a uma resina transparente. Trata-se de uma substância que possui propriedades regeneradoras e que já era usada pelos homens na Grécia Antiga, para tratar de problemas gerais de pele, desde simples acnes até queimaduras mais graves. Sabe-se hoje que também é um poderosos antioxidante, antibactericida, hidratante, e calmante.

Não se trata de uma planta que atinge uma estatura muito grande, daí poder ser plantada em qualquer canto da casa, onde haja um pequeno espaço. Ela pode ser colocada em um pequeno vaso e ser deixada em uma janela onde possa usufruir da luminosidade natural do sol, e dessa forma cresce com bastante facilidade. Também já se sabe que a babosa, ou aloe vera, faz parte do grupo de plantas que mais do que ornamentos podem retirar diversas outras impurezas do ar, que não só apenas gás carbônico. Ela possui a capacidade de remover formaldeído e benzeno, os quais são transformados substâncias “boas” para nosso uso.

15. outubro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , , |