Dicas Para Fazer Um Jardim Barato

Publicidade:

Quem quer ter um jardim em casa e não deseja fazer grandes investimentos nem com tempo nem em dinheiro, precisa seguir algumas orientações básicas para fazer o cultivo. Todas as plantas para compor o jardim, seja ele, pequeno, médio ou grande, devem seguir um padrão clássico de jardinagem: além do gosto pessoal, as plantas devem se adaptar à luminosidade local, possuir um hábito de crescimento da espécie que seja compatível com o ambiente em que ela irá se desenvolver, bem como possuir uma manutenção fácil. Além disso, a questão da longevidade e das características de cada espécie precisa ser avaliadas, por exemplo, se elas exalam perfume, se são tóxicas ou se possuem espinhos.

 

O custo de um jardim sempre dependerá do tipo, do espaço que ele ocupará, e das plantas que serão cultivadas nele. Outra variável é em relação à grama, terra e substrato. É importante ainda acrescentar ao custo, a presença de vasos, bem como de outros acessórios que venham fazer parte da composição. Porém, se a escolha for assertiva, aos poucos – com paciência – o jardim vai se colorindo e apresentando o tão desejado verde, além de ir aos poucos reduzindo os custos. A escolha de mudas ainda pequenas, por exemplo, é uma estratégia para baixar os gastos, porque exemplares adultos ou de maior porte costumam ser sempre os mais caros.

 

Quem possui um quintal gramado, por exemplo, terá custos menores do que uma pessoa que vai investir na compra de vasos. Porém, a grama requer manutenção constante, devido às podas e regas, principalmente em comparação a variedades mais rústicas de outras plantas como os cactos e agaves, por exemplo. Por isso, vale primeiro fazer o cálculo do montante, sempre considerando o longo prazo. Não se esqueça também que será necessária a compra de uma cortadeira de grama, o custo médio de uma razoável, não sai por menos de R$ 250,00.

Publicidade:

 

Também é sempre melhor fazer o plantio das plantas no chão, do que em vasos. Eles custam muito mais caro. Quem não tem outra alternativa, pode fazer o uso de recicláveis para a montagem dos vasos. São várias as opções, que vão desde vasos feitos com garrafas pet, até pneus velhos. Ficam bonitos e o custo pode ser zero.

 

Quando o espaço é limitado, o desenvolvimento das plantas é mais restrito. Ainda assim vale a pena, lembre-se de que o preparo do substrato deverá ser mais cuidadoso, a irrigação mais atenta e a adubação mais regular.

10. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim | Tags: , , , |