Dicas de Plantas de Fácil Cultivo

Publicidade:

Engana-se quem não possui uma plantinha sequer em casa porque acha que para ter plantas é preciso ter tempo. Mesmo com a correria do dia a dia é possível ter um lindo jardim em casa, em espaços pequenos. Basta que as plantas corretas sejam escolhidas. Muitas plantas não demandam de cuidados diários, nem podas constantes. O mesmo pode ser aplicado às regas.

 

Algumas espécies como a espada – de – São – Jorge e a ripsális resistem bem à intensa insolação e podem ser boas alternativas para quem adora um espaço verde, mas não para em casa. Alguns tipos de árvores e palmeiras também podem ser plantadas em vasos de diversos materiais e modelos, desde que o tamanho deles seja adequado para cada planta. A planta precisa se desenvolver, mas algumas não precisam de muita luminosidade, nem muita rega, muito menos espaços muito grandes. Alguns modelos de palmeira, por exemplo,  precisam de água somente na ausência de chuva e de adubo uma vez por ano. Caso sejam plantadas em sacadas, que tenham cobertura e não possam receber água diretamente da chuva, devem ser regadas ao menos uma vez por mês.

 

Plantas que são plantadas em vasos, segundo os especialistas, acabam retendo menos água e menor quantidade de nutrientes, isto provoca uma necessidade maior de atenção ao cultivo da planta. A mesma regra vale ainda para os vasos, quanto menores, menor será a capacidade de armazenar nutrientes para as plantas. Então, a dica é trabalhar com plantas que faça parte da realidade do ambiente, da casa e da rotina de quem irá cultivá-las.

Publicidade:

 

O cultivo de algumas espécies pode ser a alternativa para evitar transtornos. Espécies como as palmeiras ráfis e chamaedórea e as plantas zamioculca e pacová podem ser uma boa alternativa para quem dispensa o trabalho diário com plantas. A vantagem delas é que não exigem muita luz e nem precisam ser regadas diariamente. Outras espécies bastante resistentes são as dracenas e os antúrios, que vivem e se desenvolvem bem na sombra e não exigem muito cuidado de seus donos.

 

Outra opção é fazer o cultivo de ervas como a hortelã, que dá pouco trabalho. A hortelã não precisa de muito sol, e pode ser regada apenas uma vez por semana. Outra possibilidade é a prática da hidrocultura, que pode ser realizada na sacada ou varanda, e não demanda grandes cuidados.

12. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , |