Dicas de Jardins Verticais

Publicidade:

Os jardins verticais são hoje uma necessidade de quem vivem grandes centros urbanos. Como as casas estão sendo substituídas pelos arranha-céus, com apartamentos cada vez menores, há a necessidade do ser humano de continuar em contato com a natureza, até mesmo para tentar manter algum equilíbrio com o ecossistema. Este processo tem feito com que surjam grandes novidades em todos os setores, em particular no que se refere ao meio ambiente. Sendo assim, uma novidade que veio para ficar foi o jardim vertical, parede verde, ou ainda parede ecológica.

E como os ambientes estão cada vez menos, é importante aprender a construir possibilidades de manter um pouco de verde, de forma bastante inteligente, sempre aproveitando o pouco espaço que há, seja ele em qualquer cantinho de casas e apartamentos. Por isso, mesmo que seja na parede das construções, que não deve ser tomada apenas como uma parte do alicerce da construção, divisória ou uma simples barreira. É perder espaço, oportunidade de “verdejar” e ser ecológico. É importante fazer construções de forma sustentável, para que haja mais verde nos locais degradados pela urbanização. Somente dessa maneira é possível ter uma melhoria – relativa – do ar, bem como qualidade de vida.

Os jardins verticais foram idealizados pelo botânico francês, Patric Blanc, ainda em meados dos anos de 1980. O projeto de Blanc teria sido inspirado no próprio universos das plantas – ao observar as epífitas, epilíticas e trepadeiras – plantas que pertencem a uma categoria de plantas que se desenvolvem umas sobre as outras ou até mesmo sobre rochas, ele pensou que tais plantas poderiam crescer por sobre as fachadas, muros e edifícios. A ideia muito rapidamente se espalhou e foi bem aceita na Europa, e hoje a técnica pode ser encontrada em diversos locais do mundo.

Publicidade:

Os benefícios de manter um jardim vertical são inúmeros – melhora na qualidade de oxigênio, melhora na sensação térmica, por conta da umidade garantida pelas plantas, sem contar que há uma ova atmosfera sendo criada, com cores e aromas das plantas, que corroboram ainda mais com a qualidade de humor das pessoas.

Há três técnicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de jardins verticais. A primeira delas e também a mais usada é a técnica do muro com blocos vazados, onde podem ser plantadas várias espécies. A segunda é a partir da criação de superfície com fibra de coco. As mudas serão plantadas na própria fibra, assemelhando-se à casca das árvores. A terceira opção é feita com o plantio das espécies em vasos arrumados em quadros. As três são be aplicadas no Brasil.

12. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim | Tags: , , |