Curiosidades sobre a Arnica

Publicidade:

Quando falamos em Arnica na grande maioria dos casos as pessoas pensam que estamos falando de uma espécie propriamente dita, mas na verdade estamos nos referindo a um grupo de 30 espécies de plantas, todas elas pertencem a família das asteráceas. Uma curiosidade em relação ao nome deste grupo de plantas é que o seu nome significa pele de cordeiro em referência ao tato das suas peles, que conseguem ser suaves e ao mesmo tempo bastante macias.

As espécies de plantas Arnica podem ser encontradas com uma determinada facilidade nas regiões temperadas da América do Norte ocidental, mas elas também conseguiram ser cultivadas em outros países, quando são criadas as condições necessárias.

Uma outra curiosidade sobre este grupo de plantas é que alguns tipos de larvas acabam se alimentando diretamente delas. E isso se torna um problema para as pessoas que plantam arnica comercialmente, já que quando existe uma grande proliferação destas larvas pode-se acontecer uma grande perda da plantação.

A Arnica também é uma planta que conta com diversas propriedades medicinais muito conhecidas popularmente. Dentre as principais que podemos destacar está o seu efeito cicatrizante em lesões superficiais. Sue óleos são muito utilizados na indústria farmacêutica para pomadas e outras soluções que são recomendadas para serem utilizadas como primeiro passo para cuidar de pequenos cortes e ferimentos.

Publicidade:

A Arnica também conta com propriedades anti-inflamatórias, o que também acaba sendo mais um motivo para que a indústria farmacêutica utilize seu composto nas soluções e pomadas para estes fins, já que ela também impede que exista uma proliferação de germes e bactérias que possam entrar no organismo das pessoas através das feridas e cortes.

Uma outra propriedade medicinal bastante conhecida da Arnica é o fato dela ser considerada uma anti-pirética natural. Ou seja, ela consegue ajudar o organismo a regular a temperatura interna, e por isso pode ser utilizada em casos de febre, por exemplo.

A arnica hoje em dia pode ser encontrada de diversas formas no comércio de um modo geral. Ela pode ser encontrada como uma tintura, utilizada como soluções, ou também como pomada e gel. É possível fazer chá com as folhas de arnica e ela também consegue ser utilizada de forma muito eficiente como compressa.

16. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Plantas | Tags: , , |