Cultive Plantas Que São Resistentes ao Frio

Publicidade:

Nem sempre belas flores e, belas folhagens devem ser diretamente associadas à primavera. No inverno, a natureza também tem a força – e não é difícil encontrar espécies de plantas que mostram todo o seu esplendor justamente nos dias frios e menos luminosos – para compor um belo cenário que enche de brilho os olhos humanos. Há espécies que se desenvolvem com exclusividade em épocas mais frias, bem como florescem melhor no inverno. Algumas espécies, inclusive, são até mais resistentes do que as flores e folhagens de primavera. Elas podem ser utilizadas em quase todos os ambientes, desde que sejam adequadas tanto para uso em jardins como a céu aberto, em vasos dentro de casa ou na forma de flores de corte, constituindo arranjos.

 

O que difere uma planta de inverno de uma de primavera é a quantidade luminosidade de que ela necessita para se desenvolver, elas são chamadas de plantas de dias curtos. Mas, como qualquer vegetal, planta, flores e folhagens precisam de alguns cuidados específicos. Mas podem ser cultivadas em qualquer tipo de jardim.

 

Plantas de dias curtos precisam de uma maior quantidade de rega que as demais, uma vez que a estação invernal costuma ser mais seca. No entanto, se o período estiver chuvoso, a dica é diminuir a frequência das regas, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado.

 

Publicidade:

A poda também precisa ser feita com mais critérios que nas demais plantas. As que vão florir no inverno ou no início da primavera não devem ser podadas muito antes do início da primavera, para não prejudicar o desenvolvimento das flores. O ideal é apenas remover folhas e galhos secos. Um exemplo clássico são as roseiras que apenas devem ser podadas no início de maio ou começo de junho, já que a floração acontece sempre entre julho e agosto.

 

A adubação também precisa de alguns cuidados. Deve ser feita de acordo com a necessidade de cada planta. Como o metabolismo dos vegetais se torna mais lento no inverno, o ideal é fazer a redução da quantidade de adubo sem deixar de oferecer insumos com fósforo e potássio. Nos meses frios, as plantas entram em estado de dormência, portanto, o crescimento é bem menor.

 

Também é recomendável que se faça a proteção do tronco inferior da planta, principalmente das que são mais sensíveis ao frio. As flores mais sensíveis devem ser cobertas com compostos orgânicos como lascas de madeira, musgos ornamentais e, até mesmo, esterco curtido, para evitar a perda de calor.

10. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , , |