Cultivar Cactos Pode Ser Mais Fácil do Que se Imagina

Publicidade:

Plantados em vasos ou canteiros, os cactos são exuberantes, resistentes e podem ser cultivados em diversos tipos de jardins, bem como espaços e regiões, justamente por ser uma planta de alta resistência. Entretanto, é importante salientar que o cacto precisa de poucos cuidados, mas precisa. Ele, por exemplo, não pode ter o solo onde vive encharcado com água, pois caso isto aconteça há riscos de que ele venha a apodrecer. Veja algumas dicas de cultivo de cactos em diversos tipos de jardins.

 

A família das cactáceas é originária de locais com pouca incidência de chuva, normalmente desérticos, ou de áreas que sofrem grandes períodos de estiagem, com solos arenosos e/ou rochosos. Aqui no Brasil, os cactos são comuns em regiões de restingas da mata atlântica, no cerrado e na caatinga. Como são extremamente resistentes – sobrevivem à falta de água e às altas temperaturas, os cactos exigem pouca manutenção, pouca rega, além de pouca fertilização. Por conta disso, são muito usadas como plantas ornamentais nas grandes cidades, o que não impedem de ser bonitos, de florescerem e terem cores exuberantes.

 

Apresenta crescimento lento, espinhos os quais não são venenosos, mas que podem ferir, caso o manuseio não seja realizado de forma cuidadosa. Podem ser usados amplamente em jardins, já que, o que mais chama a atenção nos cactos é justamente os formatos de seus espinhos –  grandes e pontiagudos, ou pequeninos e numerosos, formando uma um tipo de penugem, bem como um formato escultórico. Segundo os especialistas, os espinhos dos cactos são resquícios de folhas existentes há centenas de anos e que sofreram adaptações aos ambientes, com a finalidade de regular a perda de água.

 

Publicidade:

Também são plantas suculentas, ornamentais, e reservam água para a sobrevivência. Mesmo assim, são plantas que não podem ficar sem rega nem podem ter regas além do que é necessário. Todas as cactáceas devem ser regadas uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo de sua espécie e ambiente em que estão sendo cultivadas.

 

A periodicidade com que devem ser regadas também depende do tamanho da planta – mas caso ainda haja dúvidas em relação à quantidade de água, a dica é verificar o substrato, se caso ele estiver seco, já é hora de fazer a rega, sempre em quantidade que não encharque a terra.

 

Os cactos devem ser cultivados a sol pleno, entretanto quem quiser cultivá-los dentro de caso, não há problema, já que se adaptam muito bem.

10. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Suculentas | Tags: , , |