Cuidados no Plantio da Celosia ou Crista de Galo

Publicidade:

A aparência aveludada e as cores que vão desde o vermelho intenso, rosa, branco-creme, roxa, laranja até o amarelo vibrante são características inconfundíveis da celosia caracas ou crista-de-galo, pertencente à família Amaranthaceae, originária da América Tropical, de ciclo de vida anual e que pode alcançar 30–80 cm de altura.

É considerada planta de corte, utilizada em arranjos florais, e facilmente encontrada no comércio. A celosia ou crista-de-galo cresce em quase todos os tipos de solos com boa drenagem, incluindo os arenosos, calcários ou argilosos. Pode ser cultivada em conjuntos e renques em beira de muros e paredes, bordaduras de canteiros, maciços, forrações e vasos. É tão bela que, em 1987, apareceu em um selo postal na Coreia do Norte.

Os cuidados com a celosia requerem poda para eliminar as folhas secas e uma irrigação frequente, mantendo a terra sempre úmida a cada dois ou três dias, porém evitando encharcá-las. Para plantá-la, o ideal é trabalhar o solo com 9 a 12 cm de profundidade, eliminando acúmulos e escolhendo pedras. Importante misturar uma quantidade generosa de composto orgânico no solo para aumentar os nutrientes, de modo que as bolas das raízes da planta estejam no nível do terreno. O espaço que deve haver de uma celosia para outra deve ser de 18 a 24 centímetros.

Publicidade:

As flores emplumadas são ideais para arranjos internos e aparecem do meio ao fim do verão até meados do outono. A celosia suporta bem os ventos, desenvolve-se a pleno sol e prefere o calor ao frio intenso. Mas, depois de enraizada, torna-se mais tolerante ao frio ameno. A planta multiplica-se facilmente por sementes produzidas em grande quantidade, que podem ser semeadas no decorrer do ano, principalmente no verão.

Celosia é uma palavra grega que significa “flor que nasce” e algumas das 8 espécies existentes no mundo são comestíveis. Recebe também outros nomes: crista-plumosa, celosia-plumosa, crista-de-galo-plumosa, suspiro. O caule é ereto, suculento e não ramificado. As folhas elípticas e em forma de lança são verdes ou vermelho-bronzeadas com inflorescências terminais, espessas, achatadas e felpudas.

Parente do amaranto, grão rico em fibras e proteínas, a celosia tem folhas e brotos que podem ser cozidos e comidos como um vegetal. Durante séculos foi alimento em várias partes da África e é usado na Medicina Tradicional Chinesa para melhorar a visão e reduzir diversos tipos de sangramento.

15. outubro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , , , |