Cuidados e Dicas da Árvore Ficus

Publicidade:

O nome científico da árvore é Ficus Benjamina, e é somente um dos nomes desta planta que é chamada de fico, fico chorão, figueira, além de fícus. A árvore fícus pertence a família moraceae e fica incluída em categorias de arbustos tropicais, arbustos, árvores , entre várias outras espécies. O continente de origem da árvore Ficus é a Ásia e ela gosta de climas tropicais, subtropicais e equatoriais. Sua altura pode ultrapassar 12 metros, gosta muito de sol pleno ou meia sombra e seu ciclo de vida é considerado perene.

Características da árvore Ficus

Se você não conhece a árvore fícus a identificando pelo nome é muito provável que você possa a conhecer de um lugar que já esteve. O fícus é uma árvore bastante popular, e é muito utilizada pelos paisagistas para a decoração de ambientes internos e externos também. A árvore fícus tem um caule acinzentado, suas raízes são aéreas e os seus ramos pêndulos. As folhas aparecem pequenas, porém perenes e bastante brilhantes, sua coloração é verde ou averiegada de branco ou amarelo.

Publicidade:

Sobre as folhas ainda é possível dizer que ela possui um formato considerado elíptico e a ponta acuminada, e ainda poderão apresentar pequenas ondulações nas bordas. As suas flores são brancas e muito discretas, não são elas que fazem desta árvore uma das melhores para decoração, mas sim o diferencial de suas folhas.

A árvore Ficos oferece pequenos frutos vermelhos bastante atrativos por passarinhos e dão um charme bem especial quando são usadas em decoração. A árvore quando cultivada em sua parte externa e com as condições ideais para a sua saúde, apresentam um bom crescimento de moderado a rápido e poderão atingir uma altura equivalente a 30 metros. É importante se ficar de olho nas suas raízes que são bastante agressivas, e mais onde será plantada. É recomendável ainda não a plantar próximo de construções e tubulações enterradas. Já que é muito comum que as pessoas que plantaram árvore de fícus em um vaso ou pavimento as raízes acabam rachando o local.

26. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , |