Cravo da Índia e Seus Usos Culinário e Medicinais

Publicidade:

O Cravo-da-índia é uma árvore que acabou sendo originada das ilhas Moluscas, na Indonésia. Mas hoje em dia o Cravo-da-índia é cultivado em uma grande quantidade de países ao redor do mundo. Esta planta também pode ser chamadas de Cravinho em determinado locais.

A parte que é utilizada da árvore que nasce é o botão da sua flor. É nesta parte que se concentra o aroma tão característico do cravo-da-índia e que acabou sendo utilizada como especiaria desde a antiguidade e que até hoje é empregada nos mais diversos fins.

O cravo-da-índia é muito utilizado na culinária, sendo que esta foi uma das suas primeiras funções na antiguidade: temperar algumas refeições, especialmente as que eram servidas para membros das cortes. Também era frequentemente misturada com determinados tipos de bebidas, especialmente o vinho.

Em determinadas transações o cravo-da-índia era negociado a peso de ouro pelos mercadores, que iam da Europa para a Ásia apenas para comprar a especiaria. Na China este tipo de cravo já era muito utilizado na culinária, mas eles também tinham uma outra função para esta pequena parte da árvore: antisséptico bucal. Dizem que na culinária qualquer pessoa que tivesse uma audiência com o imperador deveria mascar cravos para ficar com um hálito mais saudável.

Mas existem muitas outras propriedades medicinais que podem ser encontradas no Cravo-da-índia, dentre eles: tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarreia, tem propriedades bactericidas, e é também usado com anestésico e antisséptico para o alívio de dores de dente.

Publicidade:

O cravo-da-índia pode ser encontrado no mercado de diversas maneiras, e também pode ser preparado das mas variadas formas para as pessoas que desejam aproveitar alguma destas propriedades.

A mais comum é o preparo do chá com cravo-da-índia, que é preparado de uma forma um pouco diferente do que outras plantas. Ao invés de ferver tudo junto, o mais recomendado é ferver a água, desligar o fogo e só então acrescentar o cravo.

O cravo também pode ser encontrado no mercado em seu formato em pó, que é vendido em cápsulas que pode ser ingerida diariamente, e também em tintura, que é a sua forma mais concentrada.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , , , |