Conheça Tudo sobre Orégano

Publicidade:

Planta perene, o orégano conhecido cientificamente como origanum vulgare L., pertence à família lamiaceae (labiatae) da qual também faz parte, manjericão, alfazema e alfavaca, o orégano possui mais de 250 espécies, com destaque para duas subespécies: a origanum majorana L e origanum vulgare.

Conhecido por diversos nomes distintos o orégano é usado em quase todos os países do mundo, tem como sendo seus principais produtores Espanha, Grécia, França, Turquia, Chile, México e Peru. Além de possuir propriedades aromáticas, também possui ação analgésica e estimulante, tanto na digestão quanto no sistema nervoso.

Trata-se também, de acordo com estudos bem recentes, de uma planta que possui uma das maiores concentrações de antioxidantes de que se tem conhecimento. Sem contar que há uma grande quantidade de vitamina E em suas folhas. Do orégano também se extrai um óleo com o qual se fabrica diversos tipos distintos de aromatizantes, alimentos e perfumes, consumidos e apreciados no mundo todo. De sabor intenso, aromático, picante, deve ser conservado, após colhido, de forma o mais natural possível, sem a ajuda de conservadores.

Publicidade:

Com 24 a 40 centímetros de altura, a planta orégano possui folhas expostas, ovais, verde bem escuras, pecioladas, inteiras ou serrilhadas, com aproximadamente 35 mm de comprimento, ou seja, muito maior que a da manjerona e com extremidades um tanto quanto pontiagudas.

A sobrevida de uma planta orégano não é tão grande se relacionada com as demais de sua subespécie. Ela pode viver até 4 anos. Costuma secar no inverno, durante períodos de seca e floresce novamente na estação do verão. Por também ser uma planta herbácea, com raízes que na forma de caule subterrâneo, pode atingir até 80 centímetros abaixo do solo, são consideradas plantas anuais, já que se suas folhas não forem colhidas, elas secam muito rapidamente.

O orégano também é uma planta de origem européia, mais especificamente no sul daquela região, mas que foi aclimatada e que pode ser cultivada em diversos tipos de solo, embora prefira regiões de clima subtropical e que possam oferecer muita luminosidade.  Mas é uma planta que exige cuidados, uma vez que é altamente suscetível às pragas.

26. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , |