Conheça o Ipê Amarelo, Uma Árvore Tipicamente Brasileira

Publicidade:

Aqui no Brasil existem pelo menos seiscentas espécies de árvores. E com isto as árvores floríferas são muito bonitas e também coloridas e podem ser usadas nas áreas de paisagismo em formatos de arbustos ou ainda são encontradas plantadas em calçamentos, bem como em bonitas alamedas. Com isto como cada uma das espécies tem um tempo de florir, quando ela começa a desabrochar normalmente na primavera tudo vira uma grande festa.

Por isso conheça o Ipê amarelo

O Ipê amarelo é bem conhecido nos calçamentos existentes das cidades, o que são muito populares por toda a sua profusão das flores que poderão encher as paisagens de alegria. Além disto os ipês amarelos também fazem parte de uma família da Bignoniaceae, gênero Tabebuia. Neste mesmo tipo de espécie podemos encontrar ipês roxos, brancos, rosas ou mesmo ipês lilás.

O nome vem de origem indígena e significa casca grossa, ou seja, esta árvore é um tipo de árvore que resiste ao apodrecimento por muito tempo. A sua região nativa são as zonas litorâneas mas elas se adaptam muito bem a outros tipos de climas interessantes, e diferenciados.

Como é chamado o ipê amarelo

Publicidade:

A Tabebuia chrysotricha também é bastante conhecida como pau d’arco amarelo, ipê do morro, ipê amarelo cascudo, entre outros. A planta ocorre como um habitat natural na Floresta Pluvial Atlântica e o seu nome foi concedido devido a sua presença de pelos de cor de ouro que aparecem sempre nos seus ramos mais novos.

E por se tratar de um grande espetáculo da natureza, a floração do Ipê já foi citada em diversos tipos de versos e prosas por muitos poetas e artistas aqui no Brasil.

É importante também citar que existem alguns casos onde os usuários possuem problemas quanto a adaptação da planta.

Esta planta poderá gerar alergias caso exista próximo da residência de pessoas alérgicas a alguns tipos de flores específicos, mas é uma visão linda e incrível, principalmente em algumas cidades do sul do Brasil que possuem uma intercalação de cores das plantas e ipês que são misturados em parques.

07. janeiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores | Tags: , , , , |