Conheça o Bambu da Sorte

Publicidade:

Apesar de contar com este nome um tanto diferenciado e seu aspecto bem diferente dos bambus convencionais, o bambu da sorte não é um bambu verdadeiro. Ele faz parte de uma família dos Ruscaceae, a mesma da famosa pata de elefante e outras dracenas existentes, quando os bambus verdadeiros acabarem pertencendo a Poaceae. Caso lhe seja permitido crescer de forma livre, a planta possui um porte médio, e pode alcançar um tamanho equivalente de 1,5 metros de altura, ele conta com seus caules que sejam eretos e finos, de textura de forma herbácea e ainda folhas lanceoladas, estreitas, perenes, e de coloração verde. Existem ainda belas variedades existentes de folhagens variegadas, com suas margens que são de uma coloração brancas ou ainda amarelada. Suas flores são ocasionais e sem uma importância ornamental.

O bambu-da-sorte no paisagismo

Para utilizar no paisagismo, este tipo de dracena é uma ótima alternativa de arbusto, e conta com um aspecto que seja denso e tropical, algo bem interessante na formação dos conjuntos e renques que estiverem juntamente aos muros, e principalmente em lugares que tiverem uma menor luminosidade no ambiente. A planta poderá ser utilizada de forma isolada em jardineiras ou em vasos, adornando assim pátios e varandas que estiverem protegidas. A forma que é mais comum de utilização dos bambus da sorte é envasado para uma decoração de interiores.

Publicidade:

A planta é bastante  popularizada através das técnicas milenares de Feng Shui e ele é comprado e oferecido como um tipo de presente com a ideia de trazer uma boa sorte e também bons fluidos para tudo o que é novo na vida das pessoas, como por exemplo os casamentos, os nascimentos, as formaturas, as aberturas de negócios, as aquisições de imóveis, novos empregos, entre outros. Bastante moldadas durante um crescimento por pacientes e interessantes mãos humanas suas finas hastes do bambu da sorte podem ter uma forma bem variada como espirais, corações, formatos de S, zigue zague, entre outros, tudo o que poderá ser feito de forma bastante criativa.

Os números de hastes do bambu possuem significados especiais conforme a tradição chinesa do Feng Shui.

07. janeiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Plantas | Tags: , , |