Conheça o Aspargo Samambaia

Publicidade:

Conhecido cientificamente como Asparagus setaceus, esta é uma planta considerada arbustiva e também trepadeira, possui uma série de folhagens que tem uma textura delicada e também plumosa bastante decorativa. As suas raízes são bastante fibrosas e os longos e ramificados ramos devem ser modificados, de tipo cladódio.

As suas folhas são verdes e também possuem um formato afilado como se tivessem pequenos espinhos, apesar disto não são rígidas. Todo o conjunto existente de folhas possui um aspecto diferenciado semelhante as samambaias, o que lhe rende um nome popular de aspargo samambaia. Durante os períodos de primavera e verão acabam surgindo uma série de flores brancas diferenciadas e minúsculas, de uma grande importância ornamental, bem como secundária o que poderão com isto originar frutos que tenham um formato esférico, que são pequenos do tipo de baga e de coloração preta, que não devem ser consumidos por humanos.

O cultivo da planta

Publicidade:

A planta aspargo samambaia poderá ser criada como um tipo de folhagem em vasos que tenham suportes fibrosos, e da mesma forma que as jiboias e também os filodendros. Com isto no jardim ele acaba se comportando como um tipo de arbusto diferenciado ou ainda trepadeira, e desta forma ainda poderão ser aproveitados os renques junto dos muros e para cobrir todas as suas cercas, as suas telas, suas grades, entre outros. Além disto como principais variedades podemos citar as Pyramidalis que tem uma ramagem 4ereta, o Nanus que é de porte anão, bem como o Cupressoides que tem uma folhagem que é semelhante ao cipreste. Todos os seus ramos são utilizados em arranjos florais, bem como buquês e seus frutos ainda atraem pássaros.

Esta planta deve ter o seu cultivo á meia sombra, sempre em solo fértil e drenável, enriquecido com matéria orgânica e que deve ser irrigado regularmente. As suas podas anuais acabam estimulando uma boa renovação das folhagens o que poderão apreciar o frio subtropical. Além disto as plantas toleram toda a estiagem e os encharcamentos por períodos que não são considerados como muito prolongados. Se a planta for cultivada a sombras é possível que as folhagens se tornem amarelas.

07. janeiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , |