Conheça Mais Sobre a Babosa

Publicidade:

A babosa é uma espécie de plantas que também pode ser encontrada em determinadas regiões com outros nomes, como aloe succotrina ou Aloe vera. Estas duas nomenclaturas, na verdade, estão relacionadas a um grupo de plantas que são nativas originalmente no Norte da África. Atualmente, de acordo com dados de pesquisadores, podem ser encontrados na natureza cerca de 200 espécies diferentes de Aloe.

Mas é importante ressaltar que a babosa nem sempre é uma planta que possa ser utilizada para consumo humano, muito pelo contrário. Cientistas e pesquisadores acreditam que apenas 2% de toda as plantas desta espécie pode ser consumida pelos humanos.

Pela legislação brasileira, somente cosméticos e medicamentos fitoterápicos podem ser fabricados industrialmente a partir da planta. Alimentos à base de babosa, como sucos e isotônicos vendidos em outros países, no entanto, já estão autorizados a serem produzidos, pois já foram feitas pesquisas relacionadas a segurança alimentar.

Geralmente as plantas que pertencem a família da Babosa acabam florescendo na primavera, com flores de um amarelo vivo, mas também podem se apresentar de outras cores, como laranja ou então vermelha. A planta quando está na sua fase mais desenvolvida possui uma haste que consegue se elevar de 60 a 90 centímetros acima da extremidade das folhas.

A Babosa é muito utilizada hoje em dia nos mais diversos setores da indústria, especialmente como aromatizante para produtos de higiene pessoal e também de limpeza externa, mas também possui uma série de propriedades medicinais que são exploradas pelos humanos há muitos anos.

Publicidade:

A babosa é muito utilizada para problemas que possam surgir no rosto das pessoas, dentre eles acne, queimaduras, psoríase, dentre outros.

A Babosa também é considerada como uma das mais poderosas plantas com propriedades regeneradoras e também um antioxidante natural, que combinado com outros elementos pode ser utilizada para combater envelhecimento.

Dentre as outras propriedades medicinais do que podem ser atribuídas a babosa temos o seguinte: antibacteriana, cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras.

16. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Suculentas | Tags: , |