Conheça as Ferramentas Necessárias Para Cultivar um Jardim em Casa

Publicidade:

A prática do paisagismo e da jardinagem inclui além de conhecimento técnico, muita  limpeza, higiene e conservação. Com dedicação e paciência e, claro, material e equipamentos necessários, qualquer um pode ser um paisagista ou até mesmo um excelente jardineiro, seja por lazer ou atividade profissional.

E como tanto o paisagismo quanto a jardinagem são serviços ainda muito caros aqui no Brasil, uma boa pedida é aplicar a técnica do faça você mesmo em sua casa. Conservar o que já existe ou ainda criar um belo jardim ou paisagem não são as coisas mais difíceis de serem feitas. Porém se faz necessário algum conhecimento prévio – adquirido em curso ou com leituras especializadas. E há ainda uma outra necessidade básica que deve ser observada: a aquisição de materiais, sementes, terra e ferramentas adequadas para o manuseio da terra, a manipulação das plantas e a manutenção do jardim como um todo. Não se trata de ferramentas de difícil manuseio, bem como de valores exorbitantes. Mas são necessárias para que erros não sejam cometidos e desperdício seja evitado.

E para evita-los, na hora da compra, deve-se concentrar em utensílios e ferramentas básicas que sejam úteis em jardins, gramados, canteiros ou até mesmo em vasos num pequeno jardim do apartamento. Esses itens variam de tamanho e rendimento e o modelo ideal dependerá, portanto, da quantidade das plantas que serão ornamentadas.

Publicidade:

Para quem está começando na jardinagem, não pode faltar a tesoura de poda para galhos e ramos de plantas e flores; cortadores de gramas tradicionais movidos à gasolina ou à eletricidade – os equipados com motores à gasolina são mais potentes e os motores elétricos, mais baratos; roçadeiras que cortam gramas mais leves, sendo sua maior vantagem fazer “acertos” em beiradas com grande precisão; colher de transplante para auxiliar no preparo de covas para transplante de mudas; pulverizador para aplicar defensivos, fertilizantes ou simplesmente borrifar água sobre as plantas; e sacho, ferramenta para abrir sulcos na terra, onde serão postas as sementes (depois de feita a semeadura, este mesmo instrumento é utilizado para cobrir as sementes).

Para o paisagismo e a jardinagem de gramados maiores, como os de campos de golfe, é necessário um minitrator cortador de grama, um pequeno “carro” à gasolina com capacidade para transportar uma pessoa e equipado com lâminas giratórias que vão cortando a grama por onde as pessoas passem. 

10. março 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Paisagismo, Plantas | Tags: , , , , |