Conheça a Espatodéa e Como Cultivar

Publicidade:

A planta da família Bignoniaceae que é mais conhecida como espatódea, ou ainda é chamada de tulipa africana, tulipeira de gabão, chaam da floresta, xixi de macaco, ou ainda tem outros vários nomes, conta com a sua floração que acontece entre os meses de abril ou ainda de julho no sul do Brasil, tudo isto varia conforme cada uma das localidades e também seus frutos apesar disto a frutificação acontece dependendo é claro de sua localidade.

Conheça um pouco mais sobre as características da Espatódea

A árvore de Espatódea apesar de ser de origem africana, é um tipo de árvore bem utilizada em paisagismos e em alamedas existentes do Distrito Federal de todo o Brasil, acontecem principalmente por causa de suas incríveis flores, estas que variam de tonalidades do vermelho ao laranja, e mais raramente aparecem na coloração amarela. As flores são grandes e voltadas sempre para o alto.

Este é um tipo de árvore de grande porte, que pode inclusive alcançar mais de 25 metros de altura, além disto ela possuem raízes rasas e que são expostas, e ainda seus galhos acabam caindo com uma boa frequência por este motivo ela precisa ser bem localizada em alguns tipos de espaços em aberto.

Vale dizer ainda que as abelhas, as borboletas e as aves são atraídas por um aroma pontual e a secreção de mel que é abundante, além é claro que podemos falar das suas cores vibrantes das suas flores. Os beija flores são consumidores bem ávidos deste tipo de planta, e chegam até mesmo a criar uma boa disputa territorial entre os outros pássaros.

Publicidade:

O cultivo da planta

A Espatódea prefere o sol que seja pleno e o solo rico em materiais orgânicos, mas em meio a sombra e em um solo que seja pouco fértil a planta acaba apresentando um bom desenvolvimento. Ela cresce muito rapidamente, e floresce em todas as estações do ano, tudo depende exclusivamente da região que a planta está sendo cultivada.

Ela ´é bastante utilizada em projetos de paisagem, suas flores são bem exuberantes e chamativas, e podem dar uma grande alegria para qualquer lugar.

04. janeiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores, Plantas | Tags: , , , , , , , |