Como Usar Suportes e Caixas Recicladas no Paisagismo

Publicidade:

Falar em reaproveitamento e reciclagem é uma prática altamente comum nos dia de hoje. Quando se fala em paisagismo, a técnica e a arte de harmonizar os ambientes naturais e os que já sofreram intervenção humana, muitas são as práticas que podem ser aplicadas. Usar por exemplo os caixotes de madeira, como aqueles do tipo que são usados em feiras livres os ou até mesmo os que são típicos para o transporte para compor um lindo jardim, pode parecer uma ótima pedida.

Os caixotes podem transformar o visual de qualquer jardim ou paisagismo desde que haja um certo grau de criatividade. Em especial para aquelas pessoas que não têm muito espaço em suas casas ou apartamentos. Além  do caixote ser uma  ótima opção para colocar as plantas, ajuda na proteção e melhoria do meio ambiente, evitando cada vez mais a degradação em função do lixo acumulado. E o melhor de tudo: não é necessária a contratação dos serviços de um paisagista profissional.

Mas veja: é importante ler muito sobre o assunto para não errar a mão. Saber aquela o tipo de planta, o tipo de terra onde ela deverá ser plantada e principalmente, como cuidar da planta são informações essenciais para qualquer expert, imagine para um amador, não é verdade?

Em geral, o caixotes de feira são feitos com madeira de baixa qualidade, potencialmente eos pinhos que não são nem tratados nem aparelhados. Isto levará a uma necessidade de “garimpar” as caixas  com atenção. É sempre preferível  os modelos mais novos, mais firmes e de tonalidade clara. As caixas que transportam laranja são mais fortes e aguentam mais peso. Por ser rústica, a madeira costuma ter farpas, portanto também cuidado ao manuseá-las.  Para removê-las, lixe toda a superfície, incluindo os vãos entre as ripas. Tire também os possíveis pregos que estejam a mostra.

Publicidade:

Para garantir a durabilidade das caixas, use polisten, um tipo de selante que protege a madeira até de chuvas e umidade. Como as caixas irão receber terra e água – esta com frequência, o produto é ideal para o pré-preparo das caixas. Agora, se prefere pintá-las, usar a tinta óleo é ainda a melhor saída, pois esta garante a maior durabilidade da madeira quando exposta à intempéries.    Lembre-se de que a versão com tecido não poderá ficar em áreas externas, então evite este tipo de produção nas caixas.

Depois de tudo preparado, basta fazer o plantio de flores e plantas em seu lindo e criativo jardim.

10. março 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Paisagismo, Plantas | Tags: , , , , |