Como Plantar e Cuidar de Violetas

Publicidade:

Devido a uma série de dúvidas que as pessoas possuem, a seguir iremos tirar algumas delas sobre o cuidado que é necessário realizar com violetas. A planta que é originária da Tanzânia são plantas muito fáceis de cultivar por suas características especiais e diferenciadas.

Sobre o cultivo da violeta

Esta é uma planta bastante versátil, que poderá ser cultivada desde em vasos plásticos até mesmo os xaxins, as violetas também deverão apresentar uma boa aceitação a vasos de barro, pois este tipo de vaso deverá acabar por absorver os excessos de umidades que poderão por sua vez levar a planta a ter problemas de apodrecimento das suas raízes. As raízes das violetas são bastante sensíveis, e requerem um substrato de boa qualidade, e também de aeração evitando assim um acúmulo de água;

As mudas de violeta

Para que se possa fazer uma muda de violeta, é interessante se retirar apenas uma das folhas sadias, e as introduzir sem enterrar em um novo vaso com terra de boa qualidade e regar. Esta será a folha matriz que irá dar origem a uma nova planta. Se você tiver interesse em mudar a sua violeta para um vaso de barro, é possível se deixar ela mergulhada por algumas horas em um recipiente com água evitando assim que o vaso possa acabar por absorver toda a umidade da terra logo depois da muda. Ao fazer a sua muda, procure ter um certo cuidado para não a plantar muito funda, caso isso aconteça você poderá perder a mesma.

Publicidade:

Não esqueça ainda de regularmente fazer a nutrição de sua planta.

Dicas rápidas de cuidados

Assim como qualquer outro tipo de planta, a sua violeta deverá ficar sujeita a ataques de pragas. Caso ela comece a apresentar algum tipo de sintoma fora do normal, a causa poderá ser diversos tipos de manchas queimadas, um elevado nível de E.C, a intoxicação de produtos químicos, folhas amareladas, quantidades de luz inadequadas, faltas de nutrientes, entre outros.

Procure ainda evitar molhar as folhas quando for colocar água, e coloque a mesma diretamente no vaso, procure a regar duas vezes por semana no verão e no inverno apenas uma.

24. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , , , |