Como Plantar Árvores, Arbustos e Vinhas

Publicidade:

Se você tem a experiência nos plantios de árvores com tronco, vale muito a pena se rever as técnicas de plantio. Diversos estudos mostram que alguns métodos antigos não eram úteis para realizar este tipo de plantio, principalmente no que diz respeito a profundidade do plantio e ainda o melhoramento do solo.

Existem negras para o plantio de árvores e arbustos, o que é cavar um buraco três vezes mais largo que a raiz, mas não maior do que isso. Essa sem dúvida alguma é a melhor mudança se comparando com todas as recomendações anteriores, o que promovia uma grande escavação antes do plantio.

Toda a teoria por trás dos métodos é que as raízes devem repousar em um chão sólido para que possam suportar o peso da planta. Um solo frouxo embaixo da raiz deverá fazer com que ela possa mergulhar no chão enterrando com a coroa da planta.

Procure ainda não melhorar o solo adicionando aplicações a menos que você possa fazer o mesmo por todo o restante do setor. Solte aos poucos a terra ao lado do buraco também. O grande objetivo é produzir um espaço largo e raso, com um solo solto onde as raízes poderão crescer por muitos anos.

Publicidade:

Como realizar o restante do processo

Procure posicionar a planta no buraco para que a linha do solo, o que é uma marca distinta na base do caule, que mostra o ponto onde a planta foi coberta pelo solo possa ficar ligeiramente sobre o nível anterior. Além disto em solos arenosos a planta poderá ser posicionada em um nível que deverá ficar na marca original, por isso procure ter cuidado e não plantar muito fundo.

Os viveiros normalmente oferecem árvores, arbustos, e vinhas em pelo menos três formatos básicos, a raiz nua, em saco de aniagem e em vasos. Cada um oferece as suas próprias demandas na hora do plantio. As plantas em  de aniagem e com raiz nua deverão ser plantadas assim que possível depois da compra.

As árvores que estiverem por sua vez em sacos de aniagem normalmente m solo em excesso sobre a coroa, ou ainda o colar de raízes. E antes de plantar procure utilizar os dedos para remover o solo até o ponto onde o tronco deverá aparecer. Utilize isso como o ponto de medida para que possa determinar a sua profundidade de plantio considerada ideal.

23. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores | Tags: , , , |