Como Plantar Arruda e Espantar Mal Olhado

Publicidade:

Quem nunca ouviu falar que arruda afasta mal olhado? Mas, será que todos sabem de fato quais são as propriedades desta planta?

A arruda é uma planta pertencente à família das rutáceas. Ela é um arbusto que recebe diversos outros nomes populares tais como arruda-fedida, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte. A arruda é cultivada no mundo inteiro, com exceção da região da Antártida por razões unicamente climáticas. De folhas altamente aromáticas, o arbusto costuma atingir até um metro de altura, apresentando uma haste lenhosa, e muito ramificada desde a sua base.

As folhas desta planta são também alternadas, pecioladas, carnudas, glaucas, e compostas, podendo atingir até 15 centímetros de comprimento. Produz ainda flores amareladas, e bem pequeninas. Possui ainda um tipo de fruto capsular de quatro ou cinco lobos, todos salientes e rugosos que se abrem em até cinco valas.

Utilizada por muitos povos como uma planta medicinal com propriedades calmantes, entretanto segundo alguns especialistas a ingestão do chá desta planta em mulheres grávidas poderá ter efeito abortivo, uma vez que a arruda possui propriedades que estimulam a contração uterina, ocasionando hemorragias que podem levar até mesmo à morte.

Publicidade:

Entretanto, a arruda possui também algumas propriedades que não podem deixar de ser consideradas medicinais e, sendo utilizadas com parcimônia pode até mesmo ser aplicadas em certos tratamentos, pois contêm glicosídeos e rutina, as quais atuam como analgésico, antiasmático, antiepilética, anti-inflamatória, antirreumática, calmante, febrífugo, vermífugo e fortificante.

Agora, desde a Grécia Antiga esta planta é reconhecida por suas propriedades “mágicas”. Segundo alguns mitos e crenças populares, a arruda teria a capacidade de aliminar o mau olhado e o mau agouro, bastasse que fossem usados “pequenos galhinhos” de arruda atrás da orelha. A crença se estende também o uso da arruda às casas. Daí ser tão difundido o plantio em residências das pessoas que são de religiões não católicas.

Quanto à origem da planta arruda ela é quase desconhecida. Estudiosos levantam a hipótese da arruda ter se originado na região dos Bálcãs, e com certeza chegou até o Brasil tanto por meio dos portugueses quanto dos africanos.

26. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , |