Como Fazer Paisagismo e Jardinagem em Pequenos Espaços

Publicidade:

Paisagismo e jardinagem são técnicas artesanais de construção de paisagem natural dentro de cenários modificados ou até mesmo devastados pelas construções feitas pelas mãos humanas. Para realizar paisagismo e jardinagem não basta apenas o gosto pelo belo e por plantas. Mas do que isso é necessário. Ter conhecimentos em botânica, ecologia, variações climáticas regionais e estilos arquitetônicos são altamente requeridos aos profissionais que desejam atuar nesta área que cresce a cada dia. Além disso, é importante que conhecimento em cores e bom senso para equilibrar as misturas também são características que um paisagista e bom jardineiro devem cultivar.

E para quem não sabe, paisagismo é tão abrangente que está presente em todas as áreas onde existe a presença ou o toque humano. Ele vai das áreas rurais às áreas urbanas, e o intuito principal é manter o equilíbrio entre as construções artificiais e os elementos naturais que também estão à disposição do homem.

Agora, se estiver pensando em fazer paisagismo e jardinagem em um pequeno espaço habitado e a dúvida do se é possível ainda persistir, lembre-se de toda esta definição. Sim, é possível fazer um belo projeto paisagístico em espaços reduzidos. E isto se deve justamente à criatividade destes profissionais que amam a natureza e o que ela pode oferecer de melhor, e não somente o natural construído dadivosamente por ela.

As casas hoje, por serem cada vez menores, precisam ser adaptadas aos espações que lhes cabem. Isto pode muito bem ser feito também considerando já um projeto paisagístico. Casas com pouco mais de 35 metros quadrados já recebem os projetos na planta. O mesmo se dá com apartamentos que são cada vez menores. Há até áreas que já são compartilhadas como os jardins e playgrounds onde não se pode faltar um pouquinho de verde.

Publicidade:

Além disso, ainda para quem mora em espaços reduzidos, vale aproveitar cada cantinho ou área da casa ou apartamento que talvez pudesse estar “morta” ou sem uso. Varandas podem receber jardineiras e árvores de pequeno porte. Desde que antes da compra e plantio sejam verificadas as características de cada uma delas, se necessita de sombra, luz direta, terra adequada ou até mesmo espaço físico futuro, pois não é bacana ter que remover todas as plantas depois por elas também não terem o espaço adequado para viverem e se desenvolverem de modo adequado. Espaços gourmets também devem receber plantas para ficarem mais aconchegantes para receber as visitas. E lembre-se: verde acalma e alegra a vida de todo mundo que está a sua volta.

10. março 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Paisagismo, Plantas | Tags: , , , , , , |